Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Prof(a). Dr(a.) Leandro Key Higuchi Yanaze"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    UTILIZAÇÃO DE JOGO NO ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
    (2022-02-18) Patrícia Jaqueline Arakaki; Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci; Prof(a). Dr(a.) Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof(a). Dr(a.) Leandro Key Higuchi Yanaze
    O ensino de estequiometria química para os alunos de ensino médio é um desafio. A literatura recente indica que há diversos fatores para que esse assunto seja de difícil assimilação pelos estudantes. Um deles é o fato de esse conteúdo envolver muitos cálculos, além da necessidade de uma visão macroscópica, simbólica e submicroscópica. O uso de jogos digitais tem se tornado um importante aliado no desenvolvimento dessas habilidades pelos alunos, preconizadas na Base Nacional Comum Curricular. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um jogo digital com base nos paradigmas da Design Science Research. Para tal, delineou-se bem o problema a ser resolvido e levantaram-se os dados em literatura e os produtos que já estão no mercado. Dessa forma, a proposta foi a criação de um produto: um jogo no estilo RPG de investigação criminal, denominado “Investigação Estequiométrica”. Realizaram-se o projeto e desenvolvimento do jogo e, para seu aperfeiçoamento, contou-se com três ciclos avaliativos, nos quais se avaliaram, respectivamente, a intuitividade, a jogabilidade e a aprendizagem, por meio da aplicação de questionários e da realização de grupos focais. Como resultado, desenvolveu-se o jogo de forma a ter uma boa aceitação pelos usuários. Ademais, o produto encontra-se pronto para ser aplicado diretamente com grupos maiores de alunos. Os grupos focais apresentaram as melhorias necessárias quanto aos textos e imagens contidas no jogo. As respostas dos comandos, a intuitividade e a qualidade do material explicativo do conteúdo também foram discutidas nos grupos focais. Quanto à aprendizagem, os objetivos foram atingidos parcialmente. Um dos quatro tópicos abordados no jogo não foi bem assimilado pelos alunos participantes, fator a ser explorado e investigado em maior profundidade em estudos futuros.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais