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Navegando por Autor "Paulo Henrique Colchon"

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    DESENHO DE UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO COM ALINHAMENTO CONSTRUTIVO PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS DE ANESTESIOLOGIA COM CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS
    (2021-12-03) Paulo Henrique Colchon; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Profa. Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Prof. Dr. Marco Aurélio Marangoni
    A Matriz de Competências dos Programas de Residência Médica de Anestesiologia (RMA) foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil em 2019, para guiar o projeto pedagógico educacional destes serviços de pós-graduação médica, com data para se tornar obrigatória em março de 2020. No entanto, apesar da inovação em mudar um currículo que era por tempo de exposição para um currículo baseado em competências, não houve até o momento nova publicação demandando mudanças no sistema de avaliação educacional. Assim, como é possível garantir que eles terão adquirido todas as competências ao final da residência médica? A justificativa desta pesquisa foi a necessidade de investigar nas RMA como é feita a avaliação educacional do progresso do médico em especialização, com a finalidade de projetar uma nova metodologia de avaliação para as residências médicas de anestesiologia com currículo baseado em competências. Foi feito um estudo baseado em questionário online, tipo survey, aplicado para anestesiologistas e residentes com amostra de 275 participantes, num intervalo de confiança de 95% com margem de erro de 5,88%, com teste estatístico de Mann-Whitney. A situação da avaliação educacional nas RMA é heterogênea, preferindo testes cognitivos de baixo nível taxonômico e não parece estimular o aprendizado; há potencial insuficiência de cenários de prática e o registro das avaliações feitas podem não demonstrar claramente a evolução do aprendizado do residente. Não é possível verificar as competências adquiridas no histórico do residente. Como sinal de alerta, ficou claro que boa parte dos entrevistados não sabia da existência da matriz de competências publicada pelo MEC e que a maioria (88,3%) deles acha que o método de avaliação educacional deveria ser melhorado. A pesquisa demonstrou posição neutra quanto à satisfação com a metodologia de avalição em uso, com maior satisfação para os serviços CET/SBA, quando comparados aos serviços MEC. O produto desta pesquisa foi um Manual de Avaliações para a RMA, com mais de 80 diferentes avaliações das competências para serem usadas ao longo dos 3 anos de curso, além de ferramentas de autoavaliação, avaliação de múltiplas fontes, avaliação dos preceptores e do programa de RMA, ferramentas inovadoras para elevar o patamar da avaliação educacional na pós-graduação médica.
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