Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paula Gabriele Brasil de Lucca"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A LEITURA DE TEXTOS MULTIMODAIS E MULTISSEMIÓTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
    (2023-02-13) Paula Gabriele Brasil de Lucca; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Profa. Rosália Maria Netto Prados
    Desde 2020 vivemos um momento de muita reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem devido à pandemia do Covid-19. Com as escolas fechadas por mais de um ano, os professores tiveram de buscar novas alternativas, recursos e estratégias para planejarem suas aulas e se aproximarem da aprendizagem dos seus alunos. Um dos desafios encontrados, no processo de ensino e aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, foi a utilização de recursos digitais distanciando- se do uso dos livros didáticos e alternando conteúdos abordados não somente com textos escritos impressos, mas também com textos multissemióticos e multimidiáticos, veiculados por outros recursos, como áudios, fotos, vídeos, disponibilizados nas redes sociais e outros ambientes da Web. Refletindo sobre esse novo contexto e considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde sua publicação em 2017, já defendia a perspectiva dos multiletramentos com o uso de múltiplas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, reconhecemos a importância de (re)discutir as práticas de leitura na escola, uma vez que a leitura está presente em todo o processo de construção de novos saberes e, além disso, é um conteúdo de ensino que desencadeia a aprendizagem dos demais conteúdos, nas diferentes áreas de conhecimento, seja matemática, história, geografia, arte, etc. Tendo isso em vista, nesta pesquisa buscamos identificar contribuições da pedagogia dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem da leitura de textos multimodais e multissemióticos nos anos iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa está pautada em estudos, desenvolvidos principalmente por Roxane Rojo e seus colaboradores, sobre a leitura e os multiletramentos; como também nas contribuições dos pesquisadores do Grupo de Didática das Línguas de Genebra, principalmente Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly, sobre o dispositivo sequência didática de gênero textual. Trata-se de uma pesquisa colaborativa intervencionista, em que construímos uma parceria com uma colega professora e, colaborativamente, desenvolvemos uma sequência didática em sala de aula com o gênero “meme”, em uma turma de 4o. ano de uma escola pública municipal da região do Grande ABC paulista. Os resultados da pesquisa mostraram que o trabalho colaborativo realizado por meio da sequência didática, tendo por referência a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, com foco na leitura e produção de um texto multimodal (meme), proporcionou aos alunos, e também às professoras (esta pesquisadora e a professora colaboradora), uma aprendizagem envolvendo diferentes linguagens. O trabalho com o gênero meme envolveu as crianças, despertou a criatividade, a motivação e o interesse delas, em um contexto de ensino e aprendizagem que consideramos inovador. Após este trabalho, entendemos que não é mais possível, na escola, lidar somente com a linguagem escrita. Como produto final da pesquisa elaboramos um protótipo de ensino tendo por referência a sequência didática desenvolvida com o gênero meme. Com esse protótipo pretendemos contribuir com o trabalho do professor no ensino da leitura de gêneros multimodais e multissemióticos na perspectiva dos multiletramentos.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais