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Navegando por Autor "PROF.DR.PAULO SERGIO GARCIA"

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    AV ALIAÇÃO INST IT UCIONAL N A CRECHE: PERCEPÇÕES DAS ASS IST ENT ES PEDAGÓGIC AS NO MUNICÍPIO DE SANT O ANDRÉ
    RITA DE CASSIA OLIVEIRA SIMAS; PROF.DR.PAULO SERGIO GARCIA; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Nonato Miranda; Prof. Dr. Nelson Gimenes
    A avaliação tem opupado lugar central na educação, em geral, e na Educação Infantil, em especial. Neste contexto, a avaliação institucional tem sido considerada uma estrategia para melhorar os processos na creche. Este estudo teve como objetivo geral compreender as relações existentes entre a atuação das Assistentes Pedagógicas, profissionais que atuam no trabalho pedagógico nas creches, e a avaliação institucional dessa instituição, no município de Santo André. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com base em um questionário qualitativo, que foi respondido por 14 (quatorze) profissionais que atuavam em creche e estavam em pleno exercício profissional no momento da pesquisa. Os resultados apresentaram um quadro de ambiguidades. Por um lado, as profissionais destacaram a importância da avaliação institucional no contexto das creches, mostraram alguma experiência na participação em avaliação institucional e demostraram certo preparo na condução desse processo. Em contrapartida, por outro lado, observamos a ausência de vínculos entre as atividades realizadas, as atribuições das assistentes pedagógicas, e a avaliação institucional. Ademais, ressalta-se a falta de conhecimentos sobre elementos básicos da avaliação, em geral, e da avaliação institucional, em particular, sobretudo o entendimento sobre o tema, sobre os processos e as funções, sobre objetos da avaliação, seus critérios, entre outras questões, o que muito possivelmente traz desdobramentos para o trabalho avaliativo das profissionais. Elaboramos uma formação para gestores que é o produto da presente pesquisa, com ênfase nas relações existentes entre a atuação das assistentes pedagógicas e a avaliação institucional. Os dados desta pesquisa podem ser utilizados para a formação de gestores nas universidades e nas secretarias de educação.
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