Navegando por Autor "Osvaldo Elias Farah"
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Item A INFLUÊNCIA DO RELACIONAMENTO EM REDE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DO PÓLO BRASILEIRO DE COSMÉTICOS DE DIADEMA - SP(2010-05-28) Edna Agostinho Valente; Prof. Dr. George Bedinelli Rossi; Osvaldo Elias Farah; Mauro Neves Garcia; George Benedelli RossiEsta pesquisa trata da internacionalização das empresas em redes organizacionais. Com o objetivo de melhor entender o processo de internacionalização, sob o enfoque das redes de empresas, este estudo procurou identificar se o fato de uma empresa participar de uma rede organizacional facilita seu processo de entrada no mercado internacional. Foi escolhido como foco de pesquisa uma rede de empresas na forma de Arranjo Produtivo Local (APL) denominado Pólo Brasileiro de Cosméticos, localizado em Diadema - SP. Este trabalho apresentou um caráter exploratório e para realização do estudo foi utilizada uma amostra piloto, de 14 empresas, selecionadas dentro do universo das empresas integrantes do referido Pólo. A revisão das teorias sobre redes e internacionalização realizada ao longo deste trabalho apresenta diversos conceitos e formatos de redes e sobre os motivos e formas de uma empresa se inserir no mercado externo. A pesquisa exploratória utilizou como instrumentos duas entrevistas com a governança do Pólo e de questionários aplicados às empresas selecionadas, de acordo com dois critérios: serem fabricantes de cosméticos ou de matéria-prima e já estarem atuando na área internacional. O resultado da análise destes dados coletados foi comparado com as teorias de redes organizacionais e de internacionalização. O que se pode verificar após a pesquisa realizada junto às empresas do Pólo Brasileiro de Cosméticos, é que, apesar da associação em rede de empresas, teoricamente, formar um ambiente propício à internacionalização, isto não foi detectado neste estudo. O que se observou foi que operações de internacionais das empresas integrantes não apresentaram um aumento expressivo. Assim, o estudo conclui que o fato de uma empresa estar em rede, integrando um Arranjo Produtivo Local não propicia maior facilidade de internacionalização, contrariando as teorias sobre redes organizacionais e internacionalização.Item AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DA REDE ACCOR HOSPITALITY NA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA(2009-12-11) Esmeralda Vicente; Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim; Sérgio Feliciano Crispim; Osvaldo Elias Farah; Marco Antonio Pinheiro da SilvaA avaliação do consumidor em relação à aquisição de um bem, ou serviço, é um processo complexo e não-linear, pode ser influenciada pela compra em si, pela dissonância póscompra, pelo uso do produto ou serviço e pelo descarte. Além disso, o local de compra do serviço ou produto, ou ambos, podem estar envolvidos nessa avaliação. A satisfação do cliente também pode ser influenciada pelo nível de desempenho de outros componentes, inerentes à decisão de compra, como, por exemplo, o atendimento, o aspecto do estabelecimento, o tempo de resposta às suas solicitações ou ao grau de facilidade de acesso às informações sobre o produto. Portanto, torna-se relevante às empresas a identificação da opinião dos clientes em relação aos seus produtos e serviços, pois de posse desses dados os profissionais de marketing poderão desenvolver estratégias que minimizem os custos e reclamações. Aos clientes já satisfeitos, estas ações proporcionam um maior grau de satisfação e a empresa atinge seus objetivos. A importância desses fatores justifica o presente estudo, que buscou identificar a opinião dos clientes a respeito dos serviços prestados pelos empreendimentos da rede Accor Hospitality situados nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Como instrumento para a obtenção dos dados foi realizada pesquisa descritiva, foi utilizado questionário auto-aplicado enviado a 200 clientes que utilizaram os serviços dos hotéis. Desses contatos obteve-se um retorno de 112 respondentes, os quais compuseram a amostra desta. Foi identificado que 52% dos respondentes são do sexo masculino e 48% do sexo feminino; 60% deles com idade entre 31 e 55 anos; 51% com nível de escolaridade de pós-graduação; 63% utilizaram os serviços dos hotéis por motivo de turismo de negócio, o que também foi identificado, na entrevista com os gestores dos empreendimentos, como o foco de mercado desses hotéis. Concluiu-se que há uma forte tendência na direção de compromisso de fidelidade com a marca por parte dos respondentes. A análise dos resultados mostrou que mais de 90% dos clientes satisfeitos estão dispostos a recomprar os serviços e mais de 50% deles os indicariam para pessoas de seu relacionamento. Considerando que 53% dos respondentes já se hospedaram nos empreendimentos Accor mais de uma vez, estes resultados são indicadores importantes.Item O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE EM COMPRA NÃO PLANEJADA E SEUS FATORES INFLUENCIADORES(2007-11-30) José Ricardo Baptista; Prof. Dr. Mauro Neves Garcia; Mauro Neves Garcia; Dirceu da Silva; Osvaldo Elias FarahConhecer o consumidor e suas atitudes no momento da decisão de compra é um comportamento que vem sendo estudado a várias décadas. Com base na teoria do comportamento do consumidor este estudo tem como finalidade passar mais uma contribuição para meio acadêmico e empresarial, ao apresentar os aspectos que influenciam a tomada de decisão das pessoas. Diante disto o propósito desta dissertação é preencher um espaço da teoria do comportamento do consumidor identificando e analisando os fatores influenciadores que levam a compra de produtos no processo de compra não planejada. Dessa forma o problema de pesquisa proposto nesse estudo foi: "Como ocorre o processo de reconhecimento da necessidade da compra não planejada?". Para isso foi realizada uma pesquisa tipo survey, envolvendo um levantamento de campo de 542 entrevistas, de uma amostra não probabilística de estudantes universitários. Por meio de técnicas estatísticas multivariadas de Análise Fatorial, reduziu-se o número de variáveis para melhor entendimento. Percebeu-se no estudo proposto que de forma geral há uma maior tendência dos entrevistados à discordarem quanto a atitudes como falta de controle e falta de planejamento diante do processo de decisão de compra. Porém um número significativo de respondentes revelaram que nem todas as pessoas têm a tendência de planejar todas as suas compras. Observou-se também que as reais intenções de compra podem não ser declaradas ou registradas em um lista de compra, mas elas existem.