Navegando por Autor "Nonato de Assis Miranda"
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Item VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO: IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARTICULADO AO ENSINO SUPERIOR(2024-08-01) SORAYA KULLERKUPP CONTRO; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Nonato de Assis Miranda; Marco Wandercill da Silva; Estéfano Vizconde VerasztoO presente trabalho tematiza a implementação do ensino verticalizado, mais precisamente a modalidade de ensino Articulação Médio Superior, que está sendo implementada pelo Centro Estadual de Educação Profissional Técnica e Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Essa nova modalidade de ensino promove, como seu nome indica, a articulação entre os níveis de Ensino Médio e Superior de uma mesma instituição de ensino público, e os alunos não necessitam passar por um exame de seleção para o ingresso no ensino superior. Nesse contexto, partiu- se da seguinte pergunta de pesquisa: Como está acontecendo o processo de implementação da verticalização do ensino, “Articulação Médio Superior” (AMS), no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) O objetivo geral da investigação foi analisar a implementação da “Articulação Médio Superior” (AMS), no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Levando-se em conta que o ambiente da pesquisa proposta é o ambiente escolar, constituído por diferentes atores, cada um com diferentes vivências e saberes e que, consequentemente, podem apresentar diferentes olhares para um mesmo fato ou ação, optou-se por uma pesquisa qualitativa. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, optou se pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, visto que se pretendia mapear as ações da equipe de gestão escolar, na articulação entre os indivíduos participantes do processo de implementação do ensino verticalizado os sujeitos selecionados foram Coordenador Técnico do Ensino Médio de Nível Técnico, Diretor de Etec, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso, Professores e alunos, que trabalhavam em tal lugar. Quanto aos dados coletados, eles foram analisados por meio da comunicação com os entrevistados, buscando os significados e sentidos de suas concepções no que concerne à implementação da verticalização do ensino. Para tanto, optou-se pelo método de análise de conteúdo, proposto por Laurence Bardin. Acerca do referencial teórico, o estudo ancorou-se nas contribuições de Iury Ribeiro, Amanda de Aquino Tavares, Danielle Cristina Silva, Blenda Cavalcante Oliveira, Margarete Quevedo, Miguel Arroyo, José M.P. Azanha, Vanessa Caires, Dermeval Saviani, Otaíza Romanelli. Os resultados mostraram que a implementação da modalidade de ensino AMS foi um desafio para todos os envolvidos, que ainda existem ajustes necessários no desenvolvimentos das práticas do cotidiano escolar na efetuação da verticalização do currículo, porém todos os entrevistados entendem como uma modalidade inovadora e que permite ao estudante em um período de 5 anos a conclusão do ensino médio, técnico e superior, sem passar por um processo classificatório de vestibular. Ademais, foi proposto um produto educacional que consiste em um Guia de Orientações e dicas de integração no desenvolvimento de um currículo verticalizado através de projetos interdisciplinares e ações integradas Etec, Fatec e Empresa parceira.