Navegando por Autor "Nonato Assis de Miranda"
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Item A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS EM SANTO ANDRÉ: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS GESTORAS ESCOLARES(2024-05-06) ROBERTA FORMIGARI RIBEIRO; Prof.ª Dra. Sanny Silva da Rosa; Sanny Silva da Rosa; Nonato Assis de Miranda; Regina Tereza Cestari de OliveiraO processo de municipalização das escolas no estado de São Paulo teve início em meados da década de 1990, no contexto da reforma administrativa do Estado brasileiro e da descentralização administrativa da educação, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Impulsionada pela criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), em 1998, a transferência acelerada de responsabilidades pelo ensino fundamental dos estados para os municípios impactou a organização das redes municipais e as práticas escolares. Este estudo examina, particularmente, os desafios da gestão escolar no contexto de municipalização das escolas de ensino fundamental (anos iniciais) no município de Santo André (SP) nos anos de 2010 e 2021. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Levantar informações sobre o processo de municipalização das escolas em Santo André em fontes documentais; b) Identificar os desafios enfrentados pelas gestoras escolares durante a municipalização das escolas nesses dois períodos; c) elaborar um protocolo de medidas para o planejamento dos processos de municipalização com a finalidade de orientar as ações das escolas nos períodos de transição. O referencial teórico utilizado fundamentou-se em pesquisas do campo das políticas educacionais, especificamente, relacionadas à descentralização da administração da educação no Brasil a partir da década de 1990. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que cruzou dados documentais e empíricos. A técnica utilizada no estudo de campo foi a de uma roda de conversa, realizada com profissionais que, nos dois períodos analisados atuavam na gestão escolar de escolas municipalizadas. Os dados indicam que se, de um lado, a transferência de responsabilidades do estado para o município, aproxima as escolas das comunidades locais, por outro, a falta de planejamento e participação dos profissionais das redes envolvidas tumultua a organização administrativa e pedagógica das escolas municipalizadas. Como produto da pesquisa, propõe-se a elaboração de um protocolo de medidas e ações que auxilie os gestores escolares a enfrentar os desafios que se colocam no processo transição.Item GESTÃO DA QUALIDADE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ESCOLAS DE UMA DIRETORIA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO(2024-08-29) CACILDO MARQUES SOUZA; Prof.ª Dra. Luisa Veras de Sandres Guimarães; Luisa Veras de Sandes-Guimarães; Nonato Assis de Miranda; Hamilton Luiz CorrêaEsta pesquisa estuda a utilização dos conceitos e práticas do Sistema de Gestão da Qualidade no contexto das escolas estaduais de ensino médio da zona oeste da cidade de São Paulo, buscando responder à questão de como as escolas desse nível de ensino apropriam-se dos métodos e normas de gestão da qualidade para melhoria de seu desempenho. O objetivo geral é avaliar de que modo as unidades escolares vivenciam esse propósito. Os procedimentos metodológicos envolvem análise de documentos, como o Programa de Qualidade na Escola, e entrevistas com diretores e supervisores envolvidos com o ensino na região em questão. A partir de um conjunto de tópicos entendidos como categorias de análise, derivados dos conceitos teóricos envolvidos, os entrevistados apresentaram seus pontos de vista sobre o que vivenciam na atualidade e do que tiveram como experiência nos anos recentes. Os resultados refletem a proximidade ou o distanciamento nos procedimentos dessas escolas em relação ao que dizem os princípios e as diretrizes do Método Deming e das normas internacionais de padronização, mostrando quais pontos já vêm sendo adotados e quais ainda precisam ser incorporados.Item GOVERNANÇA DE MARES E OCEANOS BRASILEIROS: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DA COLETA DE RESÍDUOS MARINHOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA(2024-09-27) ADRIANA DE ABREU MASCARENHAS; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Celso Machado Júnior; Nonato Assis de Miranda; Belinda Pereira da Cunha; Maria Goretti Dal BoscoA gestão eficaz dos resíduos marinhos é uma preocupação crescente em escala global, especialmente em regiões costeiras densamente povoadas, como a Região Metropolitana de João Pessoa. Este estudo analisa a governança dos mares e oceanos brasileiros, com foco na gestão da coleta de resíduos marinhos nesta região específica. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, são explorados os principais desafios enfrentados na gestão dos resíduos marinhos, incluindo questões de legislação ambiental, infraestrutura de coleta e reciclagem, conscientização pública, e envolvimento das partes interessadas. O objetivo principal desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a gestão desse tipo de resíduo na Região Metropolitana de João Pessoa. A poluição dos oceanos deveria ser uma das principais preocupações da humanidade para preservação do planeta, contida em um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 14, que evidencia a Vida na Água. Apesar de integrarem a Agenda 2030 da ONU, muitas metas ainda não conseguiram ser atingidas e tudo indica que não serão alcançadas. Essa investigação se propõe a analisar a gestão dos resíduos marinhos como elemento para uma governança ambiental que visa o desenvolvimento sustentável. A pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. A análise dos dados coletados em documentos e entrevistas realizadas com agentes dos principais órgãos de gestão da referida Região Metropolitana permite concluir que há uma lacuna significativa na infraestrutura de coleta de resíduos marinhos, com poucos pontos de coleta disponíveis e baixa participação da comunidade local na separação e disposição adequada dos resíduos. Com base nestas análises, são propostas recomendações para aprimorar a governança dos mares e oceanos, e melhorar a gestão da coleta de resíduos marinhos na Região Metropolitana, além da propositura de um framework. Este estudo pretende contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre a governança dos mares e oceanos brasileiros para a formulação de políticas e estratégias de gestão sustentável dos resíduos marinhos em contextos urbanos costeiros.Item O PAPEL DO GESTOR NA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ(2024-08-09) FERNANDA LOPES CERETTI; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Paulo Sergio Garcia; Regilson Maciel Borges; Nonato Assis de MirandaO presente estudo investiga e analisa, do ponto de vista do Diretor de Unidade Escolar, o processo de avaliação de professores em estágio probatório na Rede Municipal de Santo André, com o objetivo de compreender os critérios utilizados, sua eficácia na seleção, desenvolvimento e formação inicial de profissionais de ensino, bem como identifica oportunidades de aprimoramento desse processo, e mais especificamente, aprofunda conhecimentos sobre avaliação de desempenho, sua importância e relevância frente à qualidade do ensino. O referencial teórico adotado, inspira-se em autores como Antônio Nóvoa, Donald Schön e Philippe Perrenoud, ressaltando que a avaliação da prática docente é um processo complexo e multifacetado, que deve considerar os diversos aspectos do trabalho do professor, tais como sua formação, sua atuação em sala de aula, seu envolvimento com a comunidade escolar e seu compromisso com a qualidade da educação. Nesse contexto, a abordagem quali/quantitativa, complementada com a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, delineou o desenvolvimento do trabalho. Realizou- se uma análise da legislação vigente, bem como demais referenciais teóricos que trabalham com conceitos de competência, importância da reflexão para prática pedagógica e desenvolvimento profissional. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio da aplicação de questionário via formulário digital utilizando a plataforma Google. As questões formuladas basearam-se em critérios já existentes para a avaliação de professores da rede determinados pela Prefeitura de Santo André. A análise dos dados foi realizada a partir de categorias levantadas a posteriori. A pesquisa buscou envolver todos os 103 Diretores Escolares atuantes nas Unidades Escolares e Creches, exceto as Escolas Municipalizadas, pois os Diretores não são do Regime Estatutário, no entanto, obtivemos um percentual de 33 respostas, permitindo uma análise significativa da realidade. A proposta de intervenção, na etapa final da presente pesquisa foi efetivada através da elaboração de um novo instrumento de avaliação em forma de rubrica, com critérios estabelecidos a partir do referencial teórico e dos resultados da pesquisa, juntamente com um curso de formação para os Diretores avaliarem esses critérios, focando na fidedignidade do processo de avaliação de professores, focando o aprimoramento da qualidade da educação.Item PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRASFLÁVIO LEMENHE; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda, Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro (coorientadora); Nonato Assis de Miranda; Maria do Carmo Romeiro; Eduardo de Camargo Oliva; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Almir Martins Vieira; Estéfano Vizconde VerasztoA prática da pesquisa é uma estratégia de ensino-aprendizagem passível de ser adotada por um professor que atua em curso de graduação em Administração. Ensino com pesquisa é uma das denominações para esta estratégia. A presente pesquisa; A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como professores do curso de graduação em Administração utilizam a pesquisa como estratégia de ensino e avaliam a adoção dessa prática para o alcance de objetivos de aprendizagem. Por meio de identificação inicial e de amostragem por bola de neve, 16 professores figuraram no rol de partícipes da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são professores que ministram (ou ministraram) componentes curriculares em curso de graduação em Administração e adotam (ou adotaram) a prática da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio entrevistas realizadas via Google Meet. A análise dos dados foi feita com base na análise temática. O relato das experiências de quatro professores (área específica mercado e marketing) resultou em diferentes formas para a adoção da prática da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem (não necessariamente culminando na elaboração de artigo científico): resultados de pesquisas para fundamentar conteúdos objeto de estudo, pesquisas como fontes/referências para a realização de atividades, elaboração de pesquisas não-científicas (pesquisa de mercado, diagnóstico organizacional) e, elaboração de pesquisas científicas (artigo científico, projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso).Item USINAS SOLARES FOTOVOLTAICAS NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL(2024-06-27) JOSEPH RAGNER ANACLETO FERNANDES DANTAS; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Aline Bento Avelar; Nonato Assis de Miranda; Marcleide Maria Macêdo Pederneiras; Sérgio Ricardo LourençoEsta pesquisa, intitulada “Relações entre Usinas Solares Fotovoltaicas no Semiárido Nordestino e o Desenvolvimento Regional Sustentável”, tem como objetivo geral analisar as relações entre as usinas solares fotovoltaicas instaladas no semiárido da Região Nordeste do Brasil e o desenvolvimento regional sustentável. Para alcançar este objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: fornecer uma visão ampla acerca das características do processo da geração de energia solar fotovoltaica, bem como sua aplicação no complexo de Usinas de Coremas, localizado na Paraíba; identificar os fatores que envolvem estudos de impactos ambientais dessas usinas à luz das legislações pertinentes; e caracterizar as relações existentes entre as usinas fotovoltaicas e as dimensões econômica, social e ambiental que as envolvem, segundo a ótica do poder público, dos munícipes, das empresas privadas A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de caso nas dez usinas estudadas, permitindo uma análise detalhada das complexidades envolvidas. Essa abordagem metodológica busca oferecer uma compreensão detalhada e contextualizada do problema, assegurando a autenticidade e a profundidade dos resultados. Os resultados da pesquisa mostram que a instalação das usinas fotovoltaicas em Coremas, Paraíba, impactou positivamente o desenvolvimento regional sustentável. Na dimensão econômica, houve geração de empregos, aumento da arrecadação e novos negócios ligados à energia solar. No aspecto social, as usinas melhoraram a qualidade de vida, promoveram capacitação técnica e aumentaram a conscientização ambiental. Na área ambiental, reduziram a dependência de energia não renovável e as emissões de gases de efeito estufa, embora ainda existam desafios na gestão de resíduos. Essas relações destacam a relevância das usinas solares para o desenvolvimento sustentável da região. Essa contribui não apenas para compreender o papel das usinas fotovoltaicas no semiárido nordestino, mas também para fornecer insights valiosos para políticas públicas, práticas empresariais e futuras pesquisas nesta área, fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região.