Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mota, Walter"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A FÍSICA E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: CONHECIMENTOS SOBRE ENERGIA REVELADOS EM DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
    (USCS, 2025-03-10) Mota, Walter; Aparício, Ana Sílvia Moco
    O presente estudo investiga os conhecimentos dos estudantes do ensino médio sobre o conceito de energia a partir da produção de documentários no contexto das aulas de Física. A pesquisa parte da constatação de que a energia, apesar de ser um conceito central nas Ciências da Natureza, frequentemente é compreendida de maneira fragmentada pelos estudantes, influenciada por concepções espontâneas e pelo senso comum. A pesquisa parte da seguinte questão: de que maneira os estudantes do ensino médio expressam seus conhecimentos sobre energia, no campo da Física, por meio da produção de documentários? O objetivo geral é investigar conhecimentos sobre energia, na perspectiva da física, que estudantes do ensino médio revelam no processo de uma sequência didática, com a produção de documentários. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e intervencionista, fundamentada na pesquisa educacional, utilizando a produção de documentários como ferramenta de avaliação diagnóstica dentro de uma sequência didática baseada em apresentação da situação-problema, produção inicial, aulas conceituais e produção final de documentários. A análise dos registros audiovisuais e das aulas foi realizada por meio da metodologia de análise de textos multissemióticos e da Teoria dos Perfis Conceituais de Energia. O referencial teórico baseia-se em estudos sobre ensino de Física e conhecimentos dos estudantes, com destaque para o uso das múltiplas linguagens e do audiovisual no ensino. Os resultados indicaram que, na produção inicial, os estudantes revelaram perfis conceituais predominantemente utilitaristas e materialistas sobre energia, associando-a exclusivamente ao seu uso prático no cotidiano. Nas aulas posteriores à análise das produções iniciais, as rodas de conversa possibilitaram a reconstrução conceitual dos estudantes, levando a uma maior aproximação com a visão científica da energia como grandeza física conservativa. A pesquisa conclui que a utilização da sequência didática e do documentário como ferramentas pedagógicas favorecem a mobilização dos conhecimentos dos estudantes e proporciona um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e reflexivo. Como produto educacional, propõe-se um protótipo didático para o ensino de energia, destinado a professores da área das ciências da natureza, integrando a produção audiovisual e as múltiplas linguagens como estratégias para a melhoria da aprendizagem de conceitos abstratos.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais