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Navegando por Autor "Michelle Alves do Nascimento"

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    APLICAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: UMA PERSPECTIVA DOCENTE
    Michelle Alves do Nascimento; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Prof. Dr. Leandro Yanaze
    Esta é uma pesquisa colaborativa de cunho qualitativo que aborda as práticas docentes voltadas à utilização dos jogos digitais durante as aulas para o ensino profissionalizante. No cenário educacional da atualidade, torna-se imprescindível a implantação de metodologias ativas e inovadoras que detenham a atenção dos alunos, tornando-os protagonistas de seu processo de ensino/aprendizagem. Diante da ampla disponibilidade deste recurso, é impossível não tratar este tema com os docentes. Compreender como a escola e a educação lidam com este movimento, considerando o conhecimento e as vivências na construção dos currículos e no desenvolvimento das estratégias de aprendizagem, é importante para formação docente. O objetivo foi descrever a aplicação dos jogos digitais no ensino profissionalizante, além de investigar o seguinte problema de pesquisa: de quais maneiras os docentes podem contribuir para a criação de uma formação em serviço voltada ao uso dos jogos digitais no processo de ensino/aprendizagem? Este estudo ocorreu em uma unidade escolar do Senac SP, no Jabaquara, que oferece cursos profissionalizantes. Os sujeitos da pesquisa foram os professores que atuam nesta modalidade. Como instrumento de pesquisa, optou-se inicialmente pela aplicação de um questionário e, em outro momento, por uma atividade de cocriação utilizando a metodologia do Design Science Research. Após o tratamento analítico dos dados coletados, foi sugerido pelos docentes desenvolver uma formação em serviço com foco no uso de jogos digitais no processo de ensino/aprendizagem. Como produto educacional foi desenvolvido um projeto de curso semipresencial para formação docente, considerando as propostas de cursos que foram sugeridas pelos docentes que contribuíram com a pesquisa.
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