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Navegando por Autor "Michele Matos de Souza"

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    A PRODUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS EM CONTEXTOS BRINCANTES NO RETORNO PRESENCIAL À CRECHE
    (2023-05-25) Michele Matos de Souza; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    A presente pesquisa debruçou-se sobre a seguinte questão: como crianças de 3 a 4 anos produzem suas culturas, sob em contextos brincantes, no retorno presencial à creche? O estudo teve como objetivo compreender as produções culturais infantis em situações de brincadeiras no retorno presencial à creche no município de Santo André, estado de São Paulo. Como referencial teórico foram adotados os estudos da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância. Trata-se de uma pesquisa de inspiração etnográfica, tendo como sujeitos do estudo crianças entre 3 e 4 anos de uma creche municipal. Os instrumentos para a produção de dados foram: a observação participante, registros escritos em diário de campo, gravações audiovisuais, fotografias, entrevistas com a professora e com a agente de desenvolvimento infantil da turma, bem como a leitura e interpretação do Projeto Político Pedagógico da instituição pesquisada e da proposta curricular municipal, permitindo, assim, o cruzamento de informações. Para a análise dos dados, inspirou-se no método de Análise de Conteúdo, proposto por Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa revelam que, apesar de imersas no contexto pandêmico, a temática da Covid-19 não se constituiu como uma preocupação das crianças durante suas brincadeiras no retorno presencial à creche, sendo as relações familiares e os elementos das mídias/literatura infantil os temas que emergiram com mais frequência. Contudo, isso não significou que as crianças estivessem alheias aos acontecimentos e que estes não tenham impactado suas vidas, haja vista que, no retorno presencial, em 2021, segundo as educadoras entrevistadas, as crianças tiveram que reaprender a conviver com a diversidade e a brincar. A análise dos dados reitera a potência das crianças em se apropriarem e inserirem novos elementos nas informações advindas da cultura, por meio de um processo coletivo de reelaboração com seus pares. As relações entre elas foram marcadas por demonstrações de afeto e gentilezas, mas também por negociações e conflitos que logo se resolviam, dando lugar às brincadeiras. A partir dos resultados da pesquisa, pretende-se elaborar um produto educacional, por meio de um E-book, com narrativas que proporcionem visibilidade às produções culturais infantis em situações de brincadeira.
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