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Navegando por Autor "Marcus Vinicius Moreira Zittei"

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    CENÁRIO FUTURO NO PROCESSO DE DIFUSÃO DA TECNOLOGIA 5G NO BRASIL: UMA PROSPECÇÃO PARA O MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES EM 2030
    (2023-06-06) Raphael Reynier Roale Martins; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Celso Machado Júnior; Raquel da Silva Pereira; Marcus Vinicius Moreira Zittei
    A introdução do padrão 5G de tecnologia de rede móvel no Brasil indica mudanças significativas para as empresas de telecomunicações e para a sociedade. Espera-se que essa tecnologia proporcione benefícios para atividades comerciais, como cirurgias remotas, sensores agrícolas avançados e aplicações de mobilidade, além de permitir serviços de alta velocidade, resposta rápida e confiável para aplicativos comerciais e industriais. No entanto, a implementação bem-sucedida do 5G exigirá esforços de planejamento, investimento e treinamento, juntamente com a disponibilidade de informações adequadas e alinhamento organizacional. A adoção do 5G oferecerá uma ampla gama de oportunidades, desde que os investimentos sejam realizados de maneira estratégica, considerando o retorno sobre o investimento. No Brasil, esses investimentos estratégicos são parte integrante das obrigações contratuais definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Este estudo apresenta como objetivo geral prospectar o cenário previsto para o mercado de telecomunicações no Brasil, a partir do processo de difusão da tecnologia 5G, até 2030, considerando apenas as empresas de telecomunicações que venceram o Leilão 5G ANATEL em 2021. Realizou-se uma pesquisa exploratória com a aplicação do método Delphi com profissionais atuantes nessas empresas. Como conclusão, indicamos que o cenário brasileiro para adoção da tecnologia 5G em 2030 exigirá, das empresas de telecomunicações vencedoras do Leilão ANATEL, investimento constante em infraestrutura e capacitação de pessoal para o cumprimento de todos os compromissos assumidos, e que o atingimento das metas propostas pela Associação GSM (GSMA) e a definição dos modelos de negócio são importantes para promover e sustentar a adoção dessa tecnologia.
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    CONTRIBUIÇÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL EMPREENDEDOR E ENGAJADO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
    (2024-09-11) Simona Adriana Banacu dos Santos; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro, Profa. Dra. Luísa Veras de Sandes-Guimarães (coorientadora); Maria do Carmo Romeiro; Luísa Veras de Sandes-Guimarães; Raquel da Silva Pereira; Celso Machado Júnior; Eliane Maria Pires Giavina Bianchi; Marcus Vinicius Moreira Zittei
    A universidade do século XXI tem sido compelida a reconsiderar seus modelos de atuação em busca de conexão profunda e duradoura com os diferentes setores da sociedade. As discussões mais recentes sobre as relações universidade-sociedade têm sido direcionadas às contribuições que a universidade pode proporcionar ao desenvolvimento econômico e social, chamadas de terceira missão. Embora distintos, os modelos de universidade empreendedora e engajada apoiam a concretização da terceira missão a partir do engajamento com o setor produtivo, a geração de inovações e o vínculo com a realidade local, esta última especialmente presente nas universidades municipais. No contexto brasileiro, o processo de curricularização da extensão em andamento nas universidades permite institucionalizar a extensão, integrando-a às missões de ensino e pesquisa. Deste modo, entende-se que nesse contexto a curricularização contribui para a construção de um perfil empreendedor engajado das Instituições de Ensino Superior. Neste sentido, a pergunta que esta tese responde é: “Qual estrutura de curricularização da extensão influencia o comportamento do perfil empreendedor engajado das IES?” Avaliar como a curricularização da extensão contribui para a formação de um perfil empreendedor engajado das Instituições de Ensino Superior é o objetivo geral desta tese. O estudo é delineado por métodos mistos, sequenciais, sendo, na primeira fase, utilizada uma abordagem qualitativa, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela área de extensão e pelos processos de implementação da curricularização da extensão universitária das Instituições de Ensino Superior abordadas neste estudo. A segunda fase, quantitativa, foi realizada por meio de um questionário aplicado a professores de Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se a análise de conteúdo na fase qualitativa e, na fase quantitativa, foram aplicadas estatística básica e análise fatorial exploratória, por meio do softwareSPSS, seguida por modelagem de equações estruturais, por meio do software Smart PLS. A partir da literatura e das entrevistas realizadas, foram propostas duas escalas, para representar os principais construtos desta pesquisa, curricularização da extensão e universidade empreendedora engajada, adicionalmente estipulando um modelo de associação entre os construtos. Os resultados validaram os indicadores e dimensões dos construtos, bem como indicaram a existência de associação entre os construtos. A fase quantitativa da pesquisa confirmou a existência de uma forte relação positiva entre a curricularização da extensão e a formação de um perfil empreendedor engajado nas Instituições de Ensino Superior (IES). Essa relação, evidenciada pelo coeficiente estrutural de 0,892 (significante a 1%), indica que a curricularização da extensão não se limita apenas ao cumprimento de uma exigência legal, mas atua como um catalisador para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora e engajada nas IES. O alto poder explicativo do modelo de curricularização da extensão (cerca de 80%) reforça a importância da extensão para o desenvolvimento da terceira missão, corroborando a literatura existente e evidenciando o papel fundamental da curricularização na construção de universidades empreendedoras engajadas com a sociedade.
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    INDICADORES DE GOVERNANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES NO ABC
    (2024-09-25) Ricardo Pereira Trefiglio; Profa. Dra. Aline Bento Ambrosio Avelar; Aline Bento Ambrosio Avelar; Celso Machado Junior; Marcus Vinicius Moreira Zittei
    A pesquisa explora a governança de ecossistemas de inovação para o desenvolvimento de cidades inteligentes, com foco nas cidades do ABC. O objetivo geral foi analisar como esses indicadores são administrados pelos gestores municipais, destacando sua relevância para a eficiência dos serviços públicos e o desenvolvimento sustentável das cidades. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de entrevistas com gestores municipais e especialistas em governança de ecossistemas de inovação. A análise dos dados, baseada na metodologia de análise de conteúdo, buscou identificar padrões relevantes. Os resultados indicam que, embora os municípios do ABC possuam boa infraestrutura tecnológica, não há utilização de indicadores de gestão. Apesar da prática de governança colaborativa, os gestores não utilizam indicadores claros, o que limita a eficácia da governança. A dissertação propõe um dashboard para gestão de indicadores de governança no desenvolvimento de Cidades Inteligentes no ABC. A pesquisa oferece contribuições acadêmicas ao ampliar o conhecimento sobre a governança para cidades inteligentes, abordando a complexidade das interações entre os diversos atores e apresenta uma ferramenta prática de gestão, um dashboard de indicadores de governança, que visa melhorar a eficiência dos serviços públicos e promover uma governança mais colaborativa e transparente nas cidades do ABC, integrando governo, academia, setor privado e sociedade civil.
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