Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marcello Tenorio de Farias"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    AVALIAÇÕES ON-LINE NO GOOGLE MAPS: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE OPINIÃO EM AMBIENTES DIGITAIS
    Marcello Tenorio de Farias; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Liráucio Girardi Júnior; Prof. Dr. Cláudio Luis de Camargo Penteado
    A sociedade, que atualmente está inserida na cultura digital, vivencia diversas mudanças influenciadas pelo desenvolvimento da tecnologia e da Internet, e nesse processo é possível identificar fenômenos específicos mediante ao contexto de midiatização. Este estudo, de caráter exploratório, se propõe a investigar como as avaliações on-line, feitas no Google Maps, contribuem na formação de opinião dos usuários. A partir disso, buscou-se explorar abordagens teóricas produzidas sobre o tema, verificar de que forma os usuários utilizam as avaliações on-line como fator decisivo nas tomadas de decisão e construção de senso crítico, e, por fim, criou-se uma ferramenta que permite a extração de comentários de locais do Google Maps. Com essa finalidade, foram utilizados procedimentos que combinaram coleta e análises quantitativas e qualitativas. Para a análise quantitativa, foram extraídas 4.008 avaliações da Praça Franklin Roosevelt, no Google Maps, por meio de um script de webscraping em linguagem Python, que permitiu identificar a relação do histórico de avaliações de um usuário (rating) com a nota que ele atribui a um local (stars). Dentre os resultados quantitativos, destaca-se uma variação quando se compara os usuários, com o mesmo rating, que atribuíram nota 1 e que atribuíram nota 5, fomentando a hipótese de tendência aos usuários com menor quantidade de avaliações em seu histórico terem uma predisposição a avaliarem com nota maior um local. Em relação à análise qualitativa, a partir dos dados extraídos, foram selecionados seis participantes em âmbito nacional, que possuem diferentes classificações, de acordo com seus níveis de utilização da plataforma, para a realização de entrevistas semiestruturadas, onde foi possível constatar pontos fundamentais para atingir os objetivos desta pesquisa. Dentre eles, observa-se que os usuários entrevistados são fortemente influenciados pelo processo de gamificação da plataforma, que se torna responsável por engajá-los e mantê-los ativos. Também foi possível constatar que eles consideram que o Google Maps ampliou a percepção e o senso crítico deles sobre os locais que visitam, a partir da forma como consomem o conteúdo que ali está. Ademais, os entrevistados apontaram que tomam atitudes baseados nas avaliações on-line, deixando de ir a um local ou, ao contrário, criando a vontade de visitar determinado ambiente a partir das avaliações que leem. Os entrevistados também alegaram que a principal motivação de contribuírem com outros usuários é sentir que estão ajudando, de forma colaborativa, outras pessoas. Com relação ao produto desta dissertação, desenvolveu-se uma ferramenta de webscraping, restrita a fins acadêmicos, que possibilita a extração de avaliações feitas no Google Maps, tendo o intuito de servir como instrumento para novas pesquisas na área. Em suma, esta pesquisa se torna um registro sobre a sociedade midiatizada contemporânea, evidenciando as particularidades que os usuários que utilizam o Google Maps apresentam em suas percepções e motivações, observando a maneira como desenvolvem seus comportamentos ao utilizarem a plataforma.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais