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Navegando por Autor "Lucivone Maria Peres de Castelo Branco"

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    RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E DOS STAKEHOLDERS NOS PROJETOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DE CARNES E DERIVADOS
    (2020-09-12) Lucivone Maria Peres de Castelo Branco; Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Almir Martins Vieira; Prof. Dr. Marcos Cohen
    A presente pesquisa aborda a Responsabilidade Social Corporativa na Indústria Alimentícia de Carnes e Derivados por meio de análise sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e dos stakeholders em projetos de Responsabilidade Corporativa. A relação com os stakeholders é um dos principais desafios para os gestores, pois são pressionados para obterem resultados econômico-financeiros ao mesmo tempo em que precisam desenvolver práticas de responsabilidade social que atendam a questões sociais e ambientais. A fundamentação teórica desta pesquisa contempla a Responsabilidade Social Corporativa, a Teoria dos Stakeholders e procurou analisar a importância dos stakeholders nessas práticas. Também objetivou verificar a relação dessas práticas com os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram analisadas as quatro indústrias alimentícias que se encontravam listadas no chamado Novo Mercado, pela Bolsa Brasil Balcão (B3), a bolsa de valores de São Paulo. Foi realizada análise de conteúdo da etapa documental da pesquisa e, posteriormente, também das respostas obtidas dos participantes. Pode-se concluir a existência de diversas ações de responsabilidade social dessas indústrias no período observado (2016 a 2020), muitas delas relacionadas aos ODS, sendo contemplados alguns dos stakeholders por elas identificados. Evidenciou-se o fato de a academia não ser considerada por essas organizações como um dos stakeholders, destacando-se os elementos de Poder, Legitimidade e Urgência em relação aos stakeholders, corroborando ainda a teoria de que os stakeholders primários (Colaboradores, Clientes, Comunidade, Fornecedores, Acionistas) recebem maior atenção que os demais. Por meio desta pesquisa também foi possível constatar que os ODS estão sendo considerados parcialmente pelas empresas estudadas, podendo ser mais enfatizados, assim como o relacionamento com stakeholders pode ser fortalecido.
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