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Navegando por Autor "Luciane Treulieb"

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    O USO DAS NOVAS MÍDIAS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SÃO PAULO
    (2020-12-17) Luciane Treulieb; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno; Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci
    A presente pesquisa buscou analisar como as universidades públicas e gratuitas do estado de São Paulo utilizam as novas mídias para a produção de conteúdos de divulgação científica. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que, além da revisão de literatura focada em temas como comunicação organizacional, comunicação pública, comunicação nas universidades, divulgação científica e novas mídias, incluiu análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores de comunicação e comunicadores da USP, da Unesp, da Unicamp, da Unifesp, da UFSCar e da UFABC. Tais entrevistas foram realizadas no final de 2019 e no início de 2020 e buscaram captar a percepção dos entrevistados em relação à divulgação científica e às novas mídias. Identificamos que as principais plataformas comunicacionais utilizadas são portais, revistas e jornais (impressos e online), blogs, podcasts, vídeos para YouTube, redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e newsletters. Posteriormente, realizamos uma análise descritiva dos principais produtos existentes nas instituições. Os resultados deste estudo indicam a existência de uma disputa entre divulgação científica e assuntos de interesse administrativo institucional, não viabilizando mais produção de conteúdos sobre ciência, principalmente em um cenário em que recursos, tempo e equipe são escassos. Para reverter isso, a divulgação científica precisaria ser institucionalizada. Porém, mesmo nesse contexto, foi encontrada considerável produção em diferentes mídias, embora, muitas vezes, o material não circule suficientemente para alcançar mais pessoas e extrapolar o ambiente acadêmico. Como desafio, os entrevistados demonstraram que há dificuldade em sair da “bolha” acadêmica e se aproximar de pessoas da periferia que não costumam ter acesso à universidade. Por fim, reconhecemos que esse é um cenário de constantes mudanças e que o panorama apresentado está sendo modificado mais rapidamente devido à pandemia da Covid-19. Como proposta de aplicação deste mestrado profissional, foi elaborado, em formato e-book, o Menu de ideias — como fazer divulgação científica nas novas mídias das universidades. O material foi desenvolvido a partir de entrevistas e mapeamentos realizados ao longo da construção deste trabalho e apresenta as iniciativas encontradas para a produção de conteúdo de divulgação científica nas seis universidades públicas pesquisadas. A intenção é que essas iniciativas possam ser conhecidas e replicadas em outras instituições.
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