Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Luana Grigoleti Rocha"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SITUAÇÕES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
    (2023-04-24) Luana Grigoleti Rocha; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo
    Os avanços referentes à utilização das tecnologias digitais têm proporcionado experimentações e novas formas de comunicação, considerando os sujeitos aprendizes como nativos digitais, estes que dominam redes sociais (como o Instagram) e se dedicam à elaboração e visualização de publicações de textos e vídeos curtos, práticas que despertam o interesse dos alunos. Nesse contexto, considerando o uso do Instagram por esta pesquisadora, professora do ensino técnico de Administração, com o objetivo de proporcionar aos alunos engajamento e interação com o conteúdo, frente às dificuldades no período de isolamento social durante a pandemia da COVID-19, verificaram-se possibilidades de ensino e de aprendizagem na utilização dessa ferramenta. Tendo em vista compreender melhor essas possibilidades, o objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar estratégias de uso do Instagram como recurso pedagógico do professor em situações de ensino e de aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou o método exploratório, apresentando, inicialmente, uma revisão sistemática de literatura, consultando as principais bases de dados de teses, dissertações e artigos, a respeito da temática do trabalho. Além disso, foram considerados para a análise os dados gerados no perfil do Instagram da professora-pesquisadora, buscando identificar os conteúdos e suas características de publicação, bem como analisar estratégias utilizadas na utilização do Instagram como ferramenta de ensino e de aprendizagem. Os resultados evidenciam que o Instagram permite interações e possibilidades de utilização no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo em ferramentas como stories, permitindo problematizar questões; ou como a ferramenta reels, com possibilidade de microvídeos com a utilização nano e microlearning; e também lives, aprofundando o relacionamento e proporcionando reflexões para os alunos. Como produto educacional, foi desenvolvido um curso on-line com a apresentação e orientação aos professores para utilização das principais ferramentas do Instagram como recurso pedagógico em sua prática docente junto aos alunos.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais