Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lilian Ferreira Shikasho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    USO E ABUSO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ESTUDANTES DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM O APRENDIZADO
    (2021-08-31) Lilian Ferreira Shikasho; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Prof. Dr. José Lucio Martins Machado; Prof.ª Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Prof.ª Dra. Marcia Bitar Portella
    Com o aumento explosivo das tecnologias nas últimas décadas, o uso de tecnologias de informação e comunicação está cada vez mais presente no dia a dia, principalmente as mídias digitais. O uso dessas inovações é frequente em todas as idades, classes sociais e está em quase todos os lugares. Paralelamente ao aumento da digitalização e da modernização, tem crescido também o uso problemático e sem controle das tecnologias digitais. Buscando estudar o uso de mídias digitais, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a presença de transtornos digitais nos estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão – Paraná e a relação entre uso de tecnologias e o aprendizado do estudante. O estudo analisou o uso digital no dia a dia dos estudantes através de um questionário e comparou as notas dos mesmos, a fim de avaliar a relação entre vício digital e desempenho acadêmico. Trata se de um estudo de campo, quantitativo e transversal, realizado com 184 alunos do Curso de Medicina do primeiro ao terceiro ano do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão – Paraná. Foi aplicado o questionário Multicage-TIC, via Plataforma Formulários Google. O levantamento estatístico foi realizado através de testes de correlação entre as notas de desempenho acadêmico e os escores obtidos no questionário. Os resultados demonstraram que metade dos alunos passa boa parte do tempo usando tecnologias digitais, dentre eles, mostrou que 22,28% dos alunos apresenta dependência de uso de celular e 33,15% apresenta abuso no uso de redes sociais. Não foi significativa a relação entre o escore global e o escore por áreas do questionário, quando comparados ao desempenho acadêmico do aluno. Conclui-se com o trabalho que o uso problemático de mídias digitais, apesar de não demonstrar impacto no aprendizado desses alunos, é um problema crescente que merece ser melhor estudado para implementação de medidas de prevenção.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais