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Navegando por Autor "Leonardo Nelmi Trevisan"

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    COMPROMETIMENTO DO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL: CONSTRUINDO UMA TEORIA FUNDAMENTADA
    Fernanda Belini Pitondo; Prof. Dr. Antonio Carlos Gil; Antonio Carlos Gil; Edson Keyso de Miranda Kub; Leonardo Nelmi Trevisan
    Esta pesquisa tem como objeto o comprometimento de ocupantes de cargos de Técnico do Seguro Social, principal agente operacional das atividades relacionadas à Previdência Social. Considerando as peculiaridades do setor público, especialmente no que se refere a retenção de seus quadros, e a relevância do comprometimento organizacional com vistas a garantir eficácia nos serviços oferecidos à população, faz-se necessário realizar mais pesquisas sobre o comprometimento de seus agentes. Assim, o objetivo da presente pesquisa é construir uma teoria acerca do comprometimento do Técnico do Seguro Social. Para atingir tal objetivo, a metodologia adotada foi a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) que é construída pela via indutiva, ou seja, com fundamento nos dados obtidos diretamente dos sujeitos. Foram realizadas 10 entrevistas em profundidade sem roteiro prévio totalizando 278 minutos de gravação. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Na análise dos dados foi utilizado o software Atlas/ti. Na primeira etapa, foram destacadas 553 citações e gerados 241 códigos iniciais. Após reorganização e agrupamento dos conceitos, as categorias conceituais foram reduzidas a 27. Na etapa final de análise, restaram sete categorias, dentre elas a central, que culminaram na construção da seguinte teoria substantiva acerca do comprometimento do técnico do seguro social: a manutenção dos fatores extrínsecos e a interação com o público não motivam, mas impedem a insatisfação e consequentemente o abandono do cargo. Já os fatores intrínsecos, como sentir-se reconhecido, ter um plano de carreira, exercer uma atividade com altos níveis de responsabilidade, autonomia e cumprir um papel social importante os motivam e os influenciam positivamente no comprometimento organizacional, com destaque para a dimensão afetiva, e permanência na carreira.
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    TENDÊNCIAS DO FUTURO DO TRABALHO PARA 2030: DESAFIOS DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS
    (2024-12-11) VILMA APARECIDA CASEIRO; Prof. Dr. Celso Machado Júnior, Prof.ª Dra. Elza Fátima Rosa Veloso (coorientadora); Celso Machado Júnior; Elza Fátima Rosa Veloso; Edson de Miranda Keyso de Miranda Kubo; Luísa Veras de Sanches Guimarães; Renata Giovinazzo Spers; Leonardo Nelmi Trevisan
    A Quarta Revolução Industrial e a Sociedade 5.0 exigem das organizações a modernização dos modelos de gestão de seus recursos organizacionais, inclusive os humanos, atendendo à necessidade de estimular e desenvolver pessoas. Este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos profissionais da área de Recursos Humanos sobre as tendências do futuro do trabalho, e como objetivos específicos: (1) analisar o potencial dos avanços tecnológicos impactarem a carreira das pessoas em 2030; (2) identificar os desafios que se apresentam aos profissionais de recursos humanos para 2030; (3) analisar o papel dos profissionais de recursos humanos na carreira das pessoas na perspectiva da Indústria 4.0. Este estudo possui caráter exploratório-descritivo e natureza qualitativa, tendo como método o Delphi que, por meio da opinião de especialistas, buscou responder à seguinte questão: como os profissionais de Recursos Humanos percebem as tendências do futuro do trabalho na Indústria 4.0? A pesquisa primária foi conduzida em duas etapas: primeiro, aplicou-se questionário eletrônico, utilizando-se a técnica Delphi em duas rodadas junto aos profissionais de recursos humanos; em um segundo momento, realizou-se entrevista semiestruturada com profissionais de Recursos Humanos com responsabilidade na gestão de pessoas de empresas brasileiras e multinacionais. Os resultados indicaram que a inovação tecnológica mais relevante que impacta a carreira das pessoas é a inteligência artificial e que, se a área de RH não inovar os modelos de gestão e a forma de trabalhar, ficará desatualizada. Este estudo reforçou que a tecnologia agiliza os processos de trabalho e orienta a tomada de decisão nas organizações. Também, indicou que o desafio mais significativo para os profissionais de RH é criar maior interesse das pessoas em equilibrar trabalho e vida pessoal e harmonizar os conflitos de gerações nas empresas. Nisso, o papel mais relevante para os profissionais de RH é estimular o profissional a ser protagonista da própria carreira, planejando e executando o seu desenvolvimento. Esta pesquisa também indicou as habilidades mais relevantes para os profissionais de RH, a saber: Inteligência Emocional, Inovação e Pensamento Analítico.
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