Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Juliana Frosch"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O OLHAR DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2023-08-02) Juliana Frosch; Profa. Dra. Elizabete Costa-Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
    Esta pesquisa apresenta uma análise a respeito da formação docente em educação especial na perspectiva inclusiva, passando pelos aspectos sociais, políticos e legais. Tem como pergunta central da investigação a seguinte: como tem se dado a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva sob o olhar das próprias professoras? Os objetivos específicos foram: 1. Investigar a inserção dos temas relativos à educação especial e educação inclusiva nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia; 2. Inventariar as demandas do desenvolvimento profissional docente no campo da educação inclusiva na perspectiva dos próprios educadores/as; 3. Desenvolver um objeto de aprendizagem que apoie os professores no ensino inclusivo, tendo fundamentados os princípios da educação inclusiva e do desenho universal para aprendizagem. A base teórica desta pesquisa pautou-se pelos seguintes conceitos: educação inclusiva, educação especial, desenvolvimento profissional docente e desenho universal para aprendizagem. Esta foi uma pesquisa narrativa que utilizou-se de cartas pedagógicas e roda de conversa com um grupo de professoras da rede pública de ensino, oportunizando que apresentassem suas experiências em processos formativos sobre a inclusão escolar. Os resultados apontaram para a percepção da necessidade de formações constantes, houve o entendimento de que a reflexão sobre a própria prática, aliada à experiência profissional, é fundamental para o desenvolvimento profissional docente. O produto educacional, resultado desta pesquisa, consiste em uma sequência didática. Ela apresenta questões fundantes e necessárias para a atuação do docente que respeita a heterogeneidade presente em salas de aula regulares.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais