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Navegando por Autor "Ives Alejandro Penaloza Munoz"

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    UMA PROPOSTA COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES MORAIS NAS ESCOLAS: REFLEXÕES COM OS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2019-12-13) Ives Alejandro Penaloza Munoz; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri
    Aspiramos a uma sociedade onde indivíduos vivam com dignidade, que estimule e permita a prosperidade de todos, num ambiente de confiança e respeito, que proporcione segurança, com relações interpessoais solidárias e responsáveis, nas quais os direitos sejam respeitados. O ambiente escolar também possui uma parcela de responsabilidade para a construção de uma melhor sociedade, visto que ele também é responsável pela transmissão de comportamentos às crianças que lá convivem. A partir desse fato, vê-se claramente a importância e o compromisso do corpo pedagógico da escola como exemplo na formação ética do aluno. Desta forma a presente pesquisa em tem como objetivo promover o desenvolvimento das virtudes morais nas escolas de Ensino Fundamental I, a partir dos Orientadores Educacionais das escolas municipais de São Caetano do Sul, com base numa série de recursos práticos que levam as crianças ao desenvolvimento moral. A sociedade contemporânea espera que as escolas sejam promotoras de um ensino moral, com um compromisso na formação humana da criança e do jovem, indispensável para a vida cidadã. Deste modo, promover a Educação Ética ultrapassa conhecer comportamentos pró-sociais e executá-las, pelo fato de ela dirigida para o desenvolvimento do caráter do indivíduo. Reafirmamos a urgência proposta pelo psicólogo Lawrence Kohlberg que declarou que a educação formal também é o local onde se deve ensinar o cuidado com o outro, a justiça, a democracia, a formação moral e ética do indivíduo, porém não somente como um horizonte futuro, mas também como um ser que vive e interage no presente. As virtudes morais necessitam ser ensinadas ao sujeito desde sua vida infantil, sendo estas exercitadas no hábito, aprimoradas, como forma de uma dimensão humana importante para a vida em sociedade, na pretensão de construir uma sociedade mais democrática, justa, contrapondo-se ao desmantelamento suscitado pelo egoísmo vigente na atual contemporaneidade.
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