Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Guilherme Ildebrando Curado"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM ENFERMAGEM: A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES
    (2022-06-12) Guilherme Ildebrando Curado; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profº Dr. Orientador: Prof. Dr. Marco Wandercil; Profº Dr. Nonato de Assis Miranda; Profª Drª Maria de Fátima Ramos Andrade; Profª Drª Maria de Belém Gomes Cavalcante
    Esta pesquisa apresenta uma análise da correlação entre aspectos históricos da educação sob a ótica freireana e a saúde sob uma perspectiva biopsicossocial com o objetivo de melhor compreender a concepção pedagógica de enfermeiros docentes no que diz respeito ao currículo integrado de uma escola de educação profissional técnica em enfermagem. As diretrizes do Sistema Único de Saúde fundamentam a compreensão do currículo integrado à medida em que se desempenha uma prática social dialógica que rompe com os parâmetros da medicina hospitalocêntrica e curativa em favor de uma medicina cuja abordagem seja mais progressista, socio crítica e preventiva. O objetivo geral foi identificar e analisar as compreensões dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, acerca do currículo da escola pesquisada. De modo mais específico, esta pesquisa buscou: descrever e analisar o perfil dos professores do curso técnico em enfermagem; Analisar como os professores compreendem o Projeto Político pedagógico da Escola de Enfermagem em sua prática diária; Identificar as concepções dos participantes da pesquisa sobre parte de sua prática docente em relação ao currículo integrado no curso de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem; Implementar um curso de formação continuada com foco na integração das dimensões teórico-práticas e técnico-pedagógicas. A metodologia elaborada para este estudo parte de uma abordagem mista com predominância qualitativa, exploratória e documental. Os dados coletados ocorreram por meio de um questionário semiestruturado para viabilizar a análise da construção de metatextos. Os resultados da pesquisa demonstraram que embora a teoria dos princípios de integralidade esteja alinhada com as diretrizes do SUS, pois esse apresenta boa recepção, aceitação e reconhecimento por parte do corpo docente. A prática docente corresponde parcialmente com a proposta pedagógica devido à falta de formação pedagógica continuada que implica em uma formação mais conteudista e menos crítica-reflexiva, o que resulta por muitas vezes em ações desintegradas no que tange às dimensões psicossociais devido à predominância de docentes iniciantes e experientes que carecem de desenvolvimento profissional contínuo voltado para a interdisciplinaridade que a área requer. Nesse sentido, esta dissertação fundamenta-se essencialmente nos estudos dialógicos desenvolvidos pelos filósofos da educação Paulo Freire e Antônio Gramsci que embasaram o produto final executado por meio do projeto integração docente, cujo enfoque principal é a formação holística do enfermeiro educador.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais