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Navegando por Autor "Gezabel Francisco de Oliveira"

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    O PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE DE CRECHE
    (2023-08-17) Gezabel Francisco de Oliveira; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof.(a) Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Prof.(a) Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof.(a) Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    O presente trabalho tem como objetivo geral investigar, sob a ótica do professor, os desafios, as expectativas e os obstáculos que os professores iniciantes de creche enfrentam no processo de indução no contexto escolar. O problema de pesquisa está descrito da seguinte forma: Quais os desafios, as expectativas e os obstáculos que os professores iniciantes de creche enfrentam no processo de indução no contexto escolar? Como objetivos específicos, estabeleceram-se: identificar os desafios e obstáculos enfrentados pelos professores iniciantes de creche no processo de indução no contexto escolar; identificar e analisar as estratégias de enfrentamento dos professores nos primeiros anos da docência no contexto da creche; analisar as expectativas dos professores iniciantes no contexto de creche em relação ao processo de indução; elaborar um plano de ação com estratégias formativas para a indução do professor iniciante de creche. Quanto ao referencial teórico, contou-se com as contribuições de Marli André, Julia Formosinho, Carlos Marcelo Garcia, Michael Huberman, Antônio Nóvoa, Lee .S. Shulman, Denise Vaillant e H.K. Wong, que tratam de conceitos relacionados ao campo da formação docente. Além disso, lançou- se mão de documentos oficiais, a saber: Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, e Diretrizes Curriculares de Educação Infantil, direcionados ao campo da Educação Infantil. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se a aplicação de questionários e a realização de entrevistas. Os dados gerados na pesquisa de campo foram analisados a partir de quatro categorias: perfil dos participantes: escolha da profissão; dificuldades, obstáculos e desafios no exercício da profissão; estratégias de enfrentamento: aprendizagem da docência; e apontamentos para o processo de indução: expectativas dos professores. Por meio da análise, constatou-se que a elaboração da documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, semanários etc.) tem sido um desafio para os professores iniciantes. Como estratégias de enfrentamento, eles têm buscado o apoio da equipe gestora e de colegas mais experientes, com a intenção de ampliar a sua formação. Por fim, em relação às expectativas, os participantes destacaram a necessidade de ampliar o conhecimento profissional sobre Educação Infantil, de aprimorar o acolhimento das crianças e das famílias e de desenvolver uma escuta mais atenta as crianças da creche. Não foram identificadas, nas falas dos docentes, ações que pudessem se caracterizar como resultantes de alguma proposta de indução propiciada pelas instituições de ensino. Logo, aponta-se a necessidade de se organizarem programas de indução para o professor iniciante que atua na creche, com vistas a favorecer o desenvolvimento de sua identidade profissional, considerando suas necessidades formativas. Como produto, elaborou-se um plano de ação com estratégias formativas para o processo de indução do professor iniciante de creche, no formato de e-book.
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