Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gabriela Pinheiro Bressan"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE SÃO CAETANO DO SUL: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
    (2018-02-28) Gabriela Pinheiro Bressan; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof.ª Dr.ª Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Júlio Gomes Almeida
    O direito à educação encontra-se garantido na legislação brasileira desde a década de 1930, mas com destaque na Constituição Federal de 1988. Esse direito envolve tanto a garantia do acesso como a permanência do estudante na escola durante o período escolar obrigatório que, a partir de 2009, passou a ser dos 4 aos 17 anos de idade. A fim de assegurar que todo estudante tenha acesso a um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, o currículo – entendido como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes no contexto escolar – é prescrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente, Lei nº 9.394/96, possui uma base curricular nacional comum para todo o país e uma parte diversificada que atende às características regionais e locais. Nesse sentido, em 2013, a rede municipal de São Caetano do Sul elaborou as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental com o intuito de orientar o trabalho de seus professores. Assim, o objetivo da pesquisa foi compreender a forma como o currículo de São Caetano do Sul, por meio de suas Orientações Curriculares, prevê meios para garantir o direito às aprendizagens essenciais, bem como a permanência na escola de seus alunos. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa com orientação analítico-descritiva, mediante análise documental das Orientações Curriculares de São Caetano do Sul e entrevistas semi-estruturadas com questões em aberto, iniciada após consentimento esclarecido dos entrevistados. Os sujeitos são os professores da Rede Municipal de São Caetano do Sul. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da "análise de conteúdo". Os resultados mostraram que os professores acreditam que as orientações curriculares são importantes para a efetivação do direito à permanência dos estudantes na escola, mas apontam a necessidade de uma avaliação dessas orientações, bem como a necessária participação dos pais para que estes compreendam a importância da escola na vida de seus filhos e contribuam para a motivação e o incentivo dos estudantes em estarem e permanecerem na escola para a garantia de um futuro melhor.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais