Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernanda Pinheiro Lopes Camacho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PROJETO DE FORMAÇÃO DOCENTE “MATEMÁTICA EM AÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES SOB A ÓTICA DOS PARTICIPANTES
    (2021-02-23) Fernanda Pinheiro Lopes Camacho; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti
    O presente estudo tem, como objetivo geral, analisar, sob a ótica dos participantes, quais as contribuições do processo de formação do projeto “Matemática em ação" para o desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa, cujo campo de pesquisa foi uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Santo André. O problema de pesquisa que nasceu da experiência da formadora foi: Sob a ótica dos participantes do projeto “Matemática em Ação”, quais as contribuições do processo formativo ao seu desenvolvimento profissional docente? Para a realização da pesquisa, utilizamos dois procedimentos de coleta de dados: roda de conversa com quatro professores participantes, e análise de documentos do projeto. Como referencial teórico, apoiamo-nos nos estudos de Roldão e Nóvoa, que tratam do conceito de desenvolvimento profissional. A aprendizagem da docência foi explanada tendo, como referência, os estudos de Shulman, Roldão e Freire. Damiani, Marcelo García e Roldão colaboraram com o conceito de estratégia formativa colaborativa. No campo do ensino da Matemática, partimos dos postulados de Nogueira, Lerner e Sadovsky e Brousseau. As contribuições de Dolz e Schneuwly subsidiaram o conceito de situação didática e sequência didática. Ancorados no referencial teórico, apresentamos e analisarmos os processos vivenciados por meio do olhar de quatro participantes e de documentos (registros) produzidos durante a execução do projeto. Examinamos, sob a ótica do professor, as estratégias formativas, identificando os aprendizados mobilizados relacionando com a base de conhecimento. Os dados mostraram que, de acordo com os docentes, a experiência formativa mobilizou aprendizados quanto a conhecimentos pedagógicos gerais e a valorização de espaço de formações colaborativas de formação docente. Como produto, elencamos e discutimos diretrizes para continuação do projeto e novas formações por meio de um documento em formato eletrônico. Além disso, iniciamos a criação de um grupo de estudos entre os formadores e professores, numa perspectiva colaborativa, na rede de ensino de Santo André.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais