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Navegando por Autor "Evandro Gabriel Izidoro Merli"

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    DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ADOLESCENTES: USO DA CULTURA GEEK PARA DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS
    (2020-02-18) Evandro Gabriel Izidoro Merli; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Profa. Dra. Regina Rossetti; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos
    A falta de engajamento dos adolescentes, que pode ser compreendida como a frequência da presença destes indivíduos em certos ambientes digitais, perante os resultados de pesquisa científica mostrou-se uma situação presente em alguns nódulos da sociedade atual. Todavia, a crescente utilização das redes socias online por este grupo, aponta um espaço com potencial para estratégias de comunicação para este público. Com o propósito de buscar o mecanismo que atenda a esse problema, esta pesquisa pretende relacionar as referências midiáticas da cultura geek que possuem potencial para promover o engajamento de adolescentes do ensino médio para os resultados de pesquisas científicas. A base do trabalho se dá pelo estudo dos temas: divulgação científica para público não especializado, cultura geek e suas narrativas midiáticas, redes sociais e apropriações culturais. Realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica, em nível exploratório; a exploração se deu nos vídeos de divulgação científica da rede “ScienceVlogs” composta por 48 canais e pelo canal Nerdologia, com cerca de 2,5 milhões de inscritos, ambos do YouTube. Com o auxílio metodológico de uma Oficina de Trabalho (OTCE), propôs-se um vídeo como produto de intervenção social inovador que visa à divulgação de resultados científicos da área de comunicação através de referências da cultura geek, que, pressupõem-se, engajar mais os jovens adolescentes. Os principais impactos que o produto pode gerar são educacionais, considerando a promoção da cultura informacional na esfera do ensino médio e a gestão de informação científica em uma proposta inovadora e, culturais, por estarem relacionados à disseminação do conhecimento científico com ajuda da cultura geek, com o propósito de gerar a participação em debates de cunho de interesse público e de preservação do patrimônio cultural.
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