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Navegando por Autor "Edna Agostinho Valente"

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    A INFLUÊNCIA DO RELACIONAMENTO EM REDE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DO PÓLO BRASILEIRO DE COSMÉTICOS DE DIADEMA - SP
    (2010-05-28) Edna Agostinho Valente; Prof. Dr. George Bedinelli Rossi; Osvaldo Elias Farah; Mauro Neves Garcia; George Benedelli Rossi
    Esta pesquisa trata da internacionalização das empresas em redes organizacionais. Com o objetivo de melhor entender o processo de internacionalização, sob o enfoque das redes de empresas, este estudo procurou identificar se o fato de uma empresa participar de uma rede organizacional facilita seu processo de entrada no mercado internacional. Foi escolhido como foco de pesquisa uma rede de empresas na forma de Arranjo Produtivo Local (APL) denominado Pólo Brasileiro de Cosméticos, localizado em Diadema - SP. Este trabalho apresentou um caráter exploratório e para realização do estudo foi utilizada uma amostra piloto, de 14 empresas, selecionadas dentro do universo das empresas integrantes do referido Pólo. A revisão das teorias sobre redes e internacionalização realizada ao longo deste trabalho apresenta diversos conceitos e formatos de redes e sobre os motivos e formas de uma empresa se inserir no mercado externo. A pesquisa exploratória utilizou como instrumentos duas entrevistas com a governança do Pólo e de questionários aplicados às empresas selecionadas, de acordo com dois critérios: serem fabricantes de cosméticos ou de matéria-prima e já estarem atuando na área internacional. O resultado da análise destes dados coletados foi comparado com as teorias de redes organizacionais e de internacionalização. O que se pode verificar após a pesquisa realizada junto às empresas do Pólo Brasileiro de Cosméticos, é que, apesar da associação em rede de empresas, teoricamente, formar um ambiente propício à internacionalização, isto não foi detectado neste estudo. O que se observou foi que operações de internacionais das empresas integrantes não apresentaram um aumento expressivo. Assim, o estudo conclui que o fato de uma empresa estar em rede, integrando um Arranjo Produtivo Local não propicia maior facilidade de internacionalização, contrariando as teorias sobre redes organizacionais e internacionalização.
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