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Navegando por Autor "Dilson Gabriel dos Santos"

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    A GESTÃO DE RELACIONAMENTO ENTRE OS SUPERMERCADOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE E SEUS FORNECEDORES NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL
    José Ribamar Tomaz da Silva Filho; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marcos Antonio Gaspar; Dilson Gabriel dos Santos
    Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar quais práticas de relacionamentos com fornecedores são utilizadas pelos supermercados de pequeno e médio porte no município de São Caetano do Sul. Para o alcance do objetivo geral, foram definidos os objetivos específicos, a saber: Identificar junto aos gestores supermercadistas quais as formas de relacionamentos mais utilizadas com seus fornecedores; Verificar quais os benefícios à adoção de práticas de gestão de relacionamento com fornecedores têm trazido ao setor supermercadista e Identificar dificuldades apontadas pelos gestores supermercadistas para adoção das práticas de gestão de relacionamentos com fornecedores. As teorias que embasaram esta pesquisa se referiram à gestão da cadeia de suprimentos (SCM), gestão dos relacionamentos com fornecedores (SRM), redes interorganizacionais e supermercados. Esta pesquisa é de caráter descritivo, descrevendo com exatidão os fatos e fenômenos relacionados a esta realidade, caracterizada como a gestão de relacionamentos entre supermercadistas e fornecedores, tendo como método de estudo a pesquisa do tipo survey, que pesquisou 30 estabelecimentos varejistas. O instrumento básico para a coleta de dados foi um questionário estruturado, com perguntas fechadas, utilizando-se também de uma escala likert de cinco pontos e questões dicotomizadas. Para sua aplicação foram realizadas entrevistas com gestores supermercadistas de pequeno e médio porte do Município de São Caetano do Sul, com vistas a identificar e verificar quanto as objetivos desta pesquisa. Os dados provenientes da parte quantitativa foram tabulados por meio da utilização do software SPSS – Social Package for Social Sciences, no qual foram geradas as frequências das variáveis analisadas no estudo. Como resultados, foi possível identificar que os pequenos supermercadistas percebem a importância de se ter relacionamentos mais próximos com seus fornecedores e que esta aproximação pode proporcionar vantagens para seus estabelecimentos. Têm como seu principal fornecedor, os distribuidores, se comunicam com os mesmos por meio dos vendedores que fazem visitas periódicas. Mas preferem tratar suas relações com seus fornecedores por acordos informais e consideram relacionamentos por conveniência (meramente informais) como importantes nas relações com seus fornecedores. Como benefícios, verificou-se que seus fornecedores fazem suas entregas na data prometida, entregam seus produtos sem erros, realizam as entregas completas, atendem a pedidos de produtos em períodos de demanda alta, atendem a frequência de produtos devolvidos, realizam políticas de trocas e trabalham com dois ou mais fornecedores na compra de seus produtos em cada seção supermercadista. E, por último, como agente dificultador para adoção de práticas de gestão de relacionamentos apontadas pelos gestores supermercadistas, identificou-se que o compartilhamento de informações de estoques por ambas as partes não é utilizado, como também o compartilhamento de informações de acondicionamento de produtos, o baixo incentivo oferecido pelos fornecedores para uma relação de parcerias, prazo para pagamento de produtos, relativamente curtos e a classificação dos fornecedores que vendem seus produtos, mas não fazem nenhum acompanhamento posterior às vendas contribuíram para a identificação dessas dificuldades.
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    A IMPORTÂNCIA DOS ESFORÇOS DE MARKETING PARA AGREGAR VALOR A EQUIPAMENTOS MÉDICOS: UM ESTUDO DO SEGMENTO DE IMPLANTES CARDÍACOS
    (2006-08-29) Zolmo de Oliveira Junior; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Sílvio Augusto Minciotti; Sérgio Feliciano Crispim; Dilson Gabriel dos Santos
    Esta pesquisa de caráter descritivo teve o objetivo de identificar como os geradores de demanda de um segmento específico do setor de equipamentos médico-hospitalares valorizam a oferta de marketing das empresas que nele concorrem. O segmento estudado é o das empresas que fabricam próteses cardíacas implantáveis e os geradores de demanda das mesmas são médicos cardiologistas. Em uma pesquisa prévia, de caráter exploratório, foram coletados os esforços de marketing normalmente utilizados pelos fabricantes no sentido de criar e entregar valor aos médicos cardiologistas. O delineamento do estudo foi um levantamento de campo (survey) que buscou captar o grau de importância que cada um dos esforços de marketing dos fabricantes exercia sobre a decisão de escolha do médico por determinada marca. Os resultados mostraram que os esforços de marketing mais valorizados pelos médicos são: (1) disponibilizar a prótese para uso imediato, (2) oferecer suporte técnico em relação ao produto, (3) atuar com profissionalismo, (4) fazer investimentos em pesquisa e desenvolvimento e (5) ter um sistema de qualidade implantado. Através de uma análise fatorial pudemos agrupar as variáveis estudadas em 4 fatores que são: relacionamento, confiança, qualidade e disponibilidade e extrair informações adicionais da amostra. O fator relacionamento foi o que apresentou maior importância, assim podemos sugerir que as estratégias de marketing dos fabricantes devem dar um foco específico ao grupo de variáveis ao qual este fator pertence, criando uma vantagem competitiva em termos de atração e fidelização de clientes.
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    CONCEITOS E PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO APLICADOS AO PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
    (2010-11-06) Marcelo Moura Nogueira; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Silvio Augusto Minciotti; Dilson Gabriel dos Santos; Sérgio Feliciano Crispim
    Esta dissertação abordou o Marketing Interno na gestão pública e objetivou identificar se seus conceitos e práticas estão presentes nas atividades inerentes ao planejamento e implementação de Políticas Públicas de desenvolvimento econômico na Região do Grande ABC Paulista que compreende sete cidades. Elas são: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. No escopo do trabalho, os munícipes foram considerados o público interno do município. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa a partir de um estudo de casos múltiplos, utilizando para análises de resultados um instrumento de avaliação dos conceitos e práticas do Marketing Interno desenvolvido por Lings (2004) e adaptado pelo pesquisador para atendimento da necessidade do estudo. Os resultados demonstram que os conceitos e práticas do marketing Interno não são encontrados no planejamento e implementação de Políticas Públicas na Região do Grande ABC Paulista.
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    CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO MODELO DE OPERAÇÃO DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS NO BRASIL E DA UTILIZAÇÃO DO F&I - FINANCE AND INSURANCE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA GRANDE REDE DE CONCESSIONÁRIAS FIAT
    Marcos Antonio de Lima; Prof. Dr. Sérgio Crispim; Sérgio Feliciano Crispim; Dilson Gabriel dos Santos; George Bedinelli Rossi
    A intensa competição que se estabeleceu entre empresas, cadeias de produção, países e blocos econômicos a partir do final do século XX evidenciou que a gestão dos recursos internos e o relacionamento com clientes e fornecedores tornaram-se fatores críticos para o sucesso das cadeias produtivas e das organizações nelas inseridas. Uma das grandes dificuldades encontradas nos dias de hoje pelas empresas comerciais é definir estratégias competitivas orientadas para os clientes e que protejam as margens de lucro que têm tendência declinante. Dentro deste contexto buscou-se, nesta pesquisa, analisar as mudanças ocorridas e em andamento no setor concessionário de vendas de veículos novos e usados no Brasil, e descrever o atual modelo de operação das concessionárias de veículos e a importância do F&I (Finance and Insurance), que envolve, além do financiamento e seguros, a oferta de uma série de serviços como, despachante e a comercialização de acessórios que contribuem para a diferenciação e melhoria da margem de lucro das concessionárias. Através deste estudo foi possível distinguir na linha de negócios de uma concessionária de veículos áreas claramente delimitadas: vendas de carros novos, venda de carros usados, setor de peças, serviços de oficina. Ainda foi possível verificar que as concessionárias possuem um departamento exclusivo para controle da lucratividade denominado F&I (Finance and Insurance) que compreende; Crédito e serviços (financiamentos, leasing, CDC, consórcio, despachante); Proteções e contratos (Seguros, garantias complementares, manutenções preventivas, assistência e socorro); Itens de conforto (acessórios e conservação do veículo). Concluiu-se que o componentes de F&I que possuem maior potencial para agregar valor à concessionária, na ordem se importância são; o retorno sobre financiamentos, acessórios, despachante e seguros. Como suporte para as conclusões a que esse estudo chegou, discorre-se durante o trabalho sobre a indústria automobilística, desde o surgimento dos revendedores independentes até a configuração atual da cadeia de suprimentos, assim como o ramo concessionário. Apresenta, ainda, as principais estratégias globais, seus conceitos e aplicações, buscando contribuir para o entendimento do setor como um todo.
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    ESTILOS DE DECISÃO ADOTADOS POR JOVENS CONSUMIDORES EM PROCESSOS DE COMPRA COMPARADA: UMA APLICAÇÃO DO MODELO PROPOSTO POR SPROLESE KENDALL
    (2012-08-13) Adriana Domingues Marques de Castro; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Silvio Augusto Minciotti; Maria do Carmo Romeiro; Dilson Gabriel dos Santos
    Um estilo de tomada de decisão é uma orientação mental que caracteriza o modo como os jovens consumidores fazem suas escolhas, considerando-se aspectos cognitivos e afetivos. Esta pesquisa quantitativa exploratório-descritiva identifica quais estilos de decisão da metodologia ConsumerStylesInventory(CSI), proposta por Sproles e Kendall (1986), predominam em processos de compra comparada. Avalia-se também a influência de características individuais e fatores socioeconômicos sobre a adoção destes estilos. A unidimensionalidade dos oito fatores do CSI também é explorada por meio da Análise Fatorial. Embora todos os estilos tenham sido observados no referido processo, o estilo absolutamente predominante foi o Perfeccionista ou Consciência de Alta Qualidade. Consumidores deste estilo não se contentam com produtos suficientemente bons, optando sempre pelos de melhor qualidade. Além disso, geralmente realizam compras de forma cuidadosa e sistemática. O estilo Consciência de Compra Hedônica/Recreativafoi o que menos predominou, inclusive em relação ao estilo Impulsividade, que é bem mais comum em compras não planejadas. Isto ratifica a complexidade do comportamento do consumidor e do quanto ainda se precisa descobrir acerca dos processos de decisão de compra. Este estudo contribui para a avaliação da compra comparada à luz dessa orientação de estilos, auxiliando na compreensão do comportamento do consumidor e da razão que o leva a preferir determinado produto em relação a outros disponíveis no mercado. Sugere-se a realização de futuras pesquisas que validem esta metodologia ou que a apliquem junto a outras populações e regiões geográficas, para estudo deste ou de outro tipo de compra.
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