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Navegando por Autor "Danilo Gomes de Oliveira"

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    VIOLÊNCIA E HOMOFOBIA NA UNIVERSIDADE: COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO NO FORMATO DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO
    (2020-12-18) Danilo Gomes de Oliveira; Profª. Drª. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. Roberto Elísio dos Santos
    A comunicação de interesse público constitui um importante instrumento para a disseminação de informações e conteúdos que promovem a cidadania e o bem comum. A violência e o preconceito sofridos pelos jovens universitários LGBT+, hoje, mesmo diante da contemporaneidade e da abertura para discussão sobre temas como homofobia e diversidade e gênero torna-se objeto do presente estudo, que buscou compreender como as experiências narradas por jovens universitários/as LGBT+ em um vídeo documentário podem contribuir para o enfrentamento da violência por homofobia nas instituições de ensino superior. Trata-se de um estudo exploratório e de abordagem qualitativa. O referencial teórico ancora-se na perspectiva de gênero para a compreensão da violência fundamentada na imposição de padrões heteronormativos; e no estado da arte da criação e aplicação de políticas públicas e ações sociais que buscam inserir e ensinar o respeito social à diversidade, angariando dados, conceitos e informações que nortearam a análise dos dados empíricos, provenientes de entrevistas realizadas com jovens inseridos no contexto LGBT+. Os resultados que emergiram da análise de relatos orais de quatro participantes sobre suas trajetórias universitárias revelaram a homofobia expressa pela intolerância, preconceito, discriminação e violência, nas suas diversas formas de manifestação. A violência motivada pela homofobia está fortemente presente no cotidiano dos jovens universitários, velada, naturalizada e banalizada, a despeito dos avanços que resultaram da luta desses agentes sociais nas últimas décadas. Os relatos ainda apontaram a inexistência de estratégias de enfrentamento do problema por parte das instituições de ensino, de modo que, quando houve algum enfrentamento, este aconteceu limitado à dimensão singular e subjetiva da iniciativa dos sujeitos. O processo de investigação para a produção da informação de interesse público permitiu, para além da observação e do levantamento de fatos, a interpretação da realidade teoricamente fundamentada, apontando para uma possibilidade inovadora, que agrega pesquisa e intervenção social por meio da linguagem audiovisual.
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