Navegando por Autor "Dílson Gabriel dos Santos"
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Item A UTILIZAÇÃO DAS PRATICAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS EM SAÚDE. UMA ABORDAGEM DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS EM UM CENTRO CLINICO DESAÚDE INTEGRAL DE UMA UNIVERSIDADE MUNICIPALJosé Carlos Ferrante; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Dílson Gabriel dos SantosA economia mundial em geral e a brasileira em particular vem sofrendo mudanças importantes. Fusões, incorporações, aquisições e alianças estratégicas tem-semultiplicado. Parte considerável dessas mudançasrelaciona-se com profundasalterações nos sistemas de valores de todos os segmentos da economia. Acompetitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico além das fronteiras da empresa, o que da nova dimensão a logística mediante aintegração de todos os processos na gestão da cadeia de suprimentos dasempresas. Entretanto, poucos estudos sobre a gestão da cadeia de suprimentos são realizados em empresas de serviços, notadamente no segmento da saúde. A gestão profissional dos processos logísticos nas organizações que prestam serviços emsaúde assumefundamental importância e constitui-se em uma necessidade tanto doponto de vista da produtividade dos fatores de produção como do grau decompetitividade no mercado. O objetivo principal deste projeto de pesquisa eidentificar a estrutura e viabilizar a utilização dos processos logísticos nacadeia desuprimentos de uma organização prestadora de serviços em saúde de um centroclinico de saúde integral de uma universidade municipal. A metodologia do projetocontempla uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa, e delinear-sepor um estudo de caso numa organização prestadora de serviços em saúde nosórgãos que compõem um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal. O estudo permitiu concluir que a gestão da cadeia de suprimentos emserviços pode em vários aspectos assemelhar-se a gestão da cadeia de suprimentos em manufatura e que e possível aumentar a produtividade dos fatores de produção utilizando os conhecimentos de ambas as cadeias de suprimentos. Característicaspróprias do setor de serviços como a intangibilidade e a impossibilidade de separar aprodução do consumo em determinados serviços geram algumas consequências importantes, como maior dificuldade de controlar e maior dificuldade de gerir acapacidade de produção, e impedem o aprofundamento das questões sobre aspraticas de gestão e dedesempenho na cadeia de suprimentos em serviços,notadamente no segmento de serviços em saúde. O trabalho realizado em campoidentificou as estruturas dos processos logísticos e permitiu construir a cadeia desuprimentos e a rede organizacional dos órgãos que compõem o centro clinico desaúde integral da universidade municipal. Foi possível ainda identificar que aampliação das praticas de gestão e a implantação de indicadores de desempenhona cadeia de suprimentos em manufaturacontribuem positivamente para viabilizar autilização dos processos logísticos na cadeia de suprimentos em organizações prestadoras de serviços em saúde. O cenário em que se desenvolve a gestão dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal e desafiante para todos os atores envolvidos. O trabalhode campo demonstrou que os elos que formam a cadeia de suprimentos trabalhamde forma individual e que a transferência dos conhecimentos sobre cadeias desuprimentos presentes no referencial teórico pode propiciar uma visão sistêmica dacadeia de suprimentos dos órgãos que compõem o centro clinico de saúde integralda universidade municipal, contribuindo positivamente para ampliar a integração além das fronteiras organizacionais. Por outro lado, o trabalho de campodemonstrou que a característica de simultaneidade dos serviços, ou seja, aimpossibilidade de separar a produção do consumo existente no processo deatendimento ao cliente na cadeia de suprimentos em serviços pode contribuir muitopositivamente para melhorar o nível de atendimento ao cliente na gestão da cadeiade suprimentos em manufatura, uma vez que permite uma construção conjunta epositiva da relação fornecedor/cliente simultaneamente. Este projeto de pesquisaapresentou resultados positivos de como a gestão dos processos logísticos nacadeia de suprimentos de um centro clinico de saúde integral de uma universidademunicipal pode contribuir para combinar de modo atraente a redução dos custos deprodução de serviços em saúde com um aumento no nível de atendimento aosclientes-pacientes em um município, com possívelaplicação para outros municípios brasileiros. Entretanto, como a produção de pesquisas na área ainda e incipiente,seria conveniente estudar a estrutura dos processos logísticos em outrasorganizações municipais prestadoras de serviços em saúde e aprofundar o aspectoda contribuição positiva dos conhecimentos existentes na gestão da cadeia desuprimentos no aumento da produtividade dos fatores de produção em organizações prestadoras de serviços em saúde.Item MARKETING ESTRATÉGICO: O DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO EM EMPRESAS DE MÉDIO E PEQUENO PORTE(2008-08-29) Reginaldo Braga Lucas; Prof. Dr. Sílvio Augusto Minciotti; Sílvio Augusto Minciotti; Sérgio Feliciano Crispim; Dílson Gabriel dos SantosEmpresas de médio e pequeno porte têm conquistado visibilidade no cenário econômico mundial por sua capacidade de gerar emprego e renda. A manutenção dessa conquista depende da competência dessas empresas em reagirem em um ambiente competitivo, com respostas a um estímulo não planejado, quase que em tempo real, aproveitando as oportunidades. No Brasil, essas oportunidades também existem, mas preocupa o elevado nível de mortalidade de empresas, motivado entre outras coisas, pela falta de planejamento e utilização das técnicas de marketing. É importante que o empresário perceba que ele pode modificar essa situação buscando mais informações, identificando e avaliando tendências, conhecendo e entendendo melhor seus clientes, acompanhando os movimentos de seus concorrentes, enfim, obtendo um conjunto de informações necessárias para a decisão. Para serem bem-sucedidas, as empresas necessitam de planejamento eficaz e de uma estratégia de marketing que atinja suas metas e objetivos. A dimensão do pensar estrategicamente dá destaque ao aprimoramento do Marketing Estratégico nas organizações. Este projeto teve como objetivo a proposição de um instrumento que contribua para a identificação da prática do Marketing Estratégico, a partir de um conjunto de assertivas que identifiquem essa prática em empresas de médio e pequeno porte. Após revisão bibliográfica sobre o assunto, efetuou-se um diagnóstico das principais variáveis que podem influenciar as empresas na prática do Marketing Estratégico resultando em um conjunto de assertivas. Posteriormente, essas assertivas foram submetidas à avaliação de um grupo de Especialistas em Marketing por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa, utilizando a técnica de informante-chave, que contribuiu para o refinamento e definição das assertivas finais, a partir de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados da pesquisa culminaram na definição de um instrumento que permita a avaliação da prática do Marketing Estratégico, adequado para empresas de médio e pequeno porte. A contribuição deste projeto se encerra com a definição de um instrumento de medição da prática do Marketing Estratégico. O desenvolvimento do instrumento considerou uma escala atitudinal condutual aplicando-se o método de escala multidimensional de Guttman. A validação do instrumento dar-se-á pela aplicação de pesquisas segmentadas por tipo de organização, porte, ramo de negócios, que possam suscitar diferenças operacionais e relevância das assertivas por tipo de negócio.