Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cristiana Nunes Carvalho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PRECEPTOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UM PROFISSIONAL (DES)CONHECIDO?
    (2022-11-04) Cristiana Nunes Carvalho; Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof.ª Dra. Ivonete Vieira Pereira Peixoto
    Alterações epidemiológicas, políticas e sociodemográficas alavancam mudanças nos sistemas de saúde de diversas localidades, sendo importante ressignificar o modelo do ensino médico. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014 para o curso de graduação em Medicina surgiram devido às críticas ao modelo tradicional. A inserção dos educandos em cenários de prática, como a Atenção Primária à Saúde (APS), vem sendo utilizada para fomentar a aplicação do conhecimento na prática e a formação reflexiva. Diante desse contexto, é fundamental olhar para o preceptor, um profissional cujo perfil de competência deveria ser composto por desempenhos nas áreas de Atenção, Educação e Gestão em Saúde. Objetivo geral: identificar o perfil dos preceptores da graduação em Medicina que atuam no SUS. Metodologia: A pesquisa possui abordagem mista, com perspectiva filosófica ancorada nas concepções construtivista e pragmática, realizada por meio de uma pesquisa intervencionista com método misto convergente. A análise quantitativa dos dados foi realizada por meio da frequência absoluta e percentual, e a análise qualitativa foi realizada por meio da técnica Análise de Conteúdo Automatizada, com apoio do Software Iramuteq. Além disso, uma revisão integrativa de literatura visando evidenciar o perfil do preceptor atuante em graduação e sua aproximação ao uso das metodologias ativas também foi realizada. Resultados: Analisado que se trata de uma população heterogênea quanto à distribuição por gênero; a maioria é composta de pessoas na faixa etária dos 40 aos 49 anos (50%), médicos (66,8%), com especialização Lato sensu (58,3%). Acerca do aspecto qualitativo, três classes foram identificadas: “Conhecimento e Aprendizado”; “Caso”; e “Compartilhar”. Conclusão: A literatura acumulada ao longo dos 80 anos de preceptoria no Brasil demonstra a evolução do ensino médico, a importância da APS como campo de ensino, a existência do profissional educador em serviço e ferramentas pedagógicas possíveis de utilização durante a preceptoria, porém cada um desses eixos possui desafios próprios. No âmbito desta pesquisa é importante destacar a necessidade da mudança de uma imagem do preceptor ancorada no domínio de conteúdo para um profissional capaz de construir relações horizontais e inserção no território, além de um maior domínio das ferramentas pedagógicas. Sendo assim, é fundamental para seu alcance o investimento na construção de um perfil de competência e de um processo formativo, pois o cuidado também é um ato pedagógico.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais