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Navegando por Autor "Cleia Souza Santos"

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    A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA CRECHE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
    (2019-05-27) Cleia Souza Santos; Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Germana Ponce de León Ramirez
    Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo compreender de que forma as professoras, que trabalham com crianças de 0 a 3 anos em uma creche municipal de São Paulo, abordam a literatura afro-brasileira em sala de aula. Parte do pressuposto de que na educação infantil é recorrente encontrar uma literatura pautada em manifestações do continente europeu. Logo as crianças negras tendem a construir uma visão baseada em conceitos negativos sobre os(as) negros(as) difundida na sociedade. Desconstruir tais conceitos implica em desvelar práticas racistas no interior das instituições educacionais, fazendo-se necessário evidenciar, no interior destas imagens positivas dos(as) negros(as). A opção metodológica foi por uma abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: análise documental, entrevistas com as docentes e levantamento do acervo de obras de literatura afro-brasileira da creche. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas da área da infância, da literatura e das questões étnico-raciais. A análise dos dados revelou que o trabalho com a literatura infantil é bastante valorizado no Centro de Educação Infantil, sendo realizado diariamente com as crianças a partir de diferentes estratégias. Contudo, não é considerado nesse trabalho a questão da diversidade cultural e étnica. À exceção de uma docente que trabalha com a temática, as demais apresentam a literatura afro-brasileira de modo esporádico, sendo que uma delas alega que só trabalha quando cobrada, como, por exemplo, no Dia da Consciência Negra. Esta não presença do tema da diversidade faz parte da cultura do silenciamento frente às várias formas de colonização, dentre elas o racismo. Os dados demonstraram, ainda, que as professoras, em sua maioria, reconhecem a importância de trabalhar com esta literatura na creche, mas alegam não terem formação para isso. Desse modo, frente a estes resultados, e por solicitação das professoras, foi elaborado, como produto educacional desta pesquisa, uma proposta de formação para as professoras sobre a temática literatura afro-brasileira na educação infantil.
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