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Navegando por Autor "Claudia Rodriguez Dominguez"

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    O SABER NA TELA: APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS E FORMATOS TELEVISIVOS EM VIDEOAULAS PARA EAD
    (2014-02-27) Claudia Rodriguez Dominguez; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Elias E. Goulart
    Esta pesquisa tem por objetivo identificar a utilização de gêneros e formatos de programas televisivos em videoaulas para Educação a Distância (EaD) e, a partir da análise deste uso, propor modos de aplicar recursos da comunicação televisiva à produção de videoaulas com vistas a intensificar sua eficácia comunicacional. Com essa perspectiva, o trabalho inicia com uma visão geral do desenvolvimento dos gêneros e formatos televisivos baseada nos estudos de Marques de Melo, Mattos, Chambat-Houillon, Fechine e Aronchi de Souza. Segue com um resumo da história da Educação a Distância no Brasil, a partir das reflexões de Moran, Maia e Mattar, Siemens, ressaltando nesta abordagem o uso de videoaulas no processo de ensino e aprendizagem conforme as observações de Belloni e Azevedo. Efetuados os recortes das áreas de Comunicação e Educação a serem tratadas na pesquisa, o passo seguinte é a delimitação do corpus com a seleção de 20 videoaulas dos portais Coursera, Veduca, Khan Academy e YouTube Edu, escolhidas pelo critério de amostra intencional proposto por Fragoso, Recuero e Amaral para estudos do universo em expansão da internet. Para a análise do corpus, cada videoaula foi assistida na íntegra, totalizando cerca de cinco horas de material, observando-se em sua construção o uso de gêneros televisivos conforme a grade de gêneros e formatos proposta por Aronchi de Souza. As ocorrências foram registradas individualmente e tabuladas em conjunto para quantificar em percentuais sua manifestação no corpus. A análise evidenciou a predominância nas videoaulas do gênero televisivo educativo e de 13 formatos, com destaque para o formato instrucional, presente em 95% dos objetos verificados. A segunda maior ocorrência foi a do formato teleaula, encontrado em 55% da amostra. As menores ocorrências foram verificadas entre os formatos interativo e videoclipe (ambos com 15%) e estúdio e externa (5% cada). Finalmente, a sugestão de formatos televisivos a serem adotados na produção de videoaulas, com a perspectiva de aumentar sua eficiência comunicacional, apontou para os formatos debate, entrevista e mesa-redonda; talk show; esquete e dramatização, além de game e quiz show. A pesquisa pode contribuir para professores de EaD e produtores de conteúdo destinados a esta forma de ensino e aprendizagem.
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