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Navegando por Autor "Charles Kirschbaum"

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    A CONTRIBUIÇÃO DOS RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO POLO DESIGN CENTER
    (2013-08-27) Robson Ribeiro de Azevedo; Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Laércio Baptista da Silva; Charles Kirschbaum
    O presente estudo propôs-se a estudar os relacionamentos interorganizacionais de empresas que atuam em Rede e foi realizado junto às empresas participantes do Polo Design Center, Rede Organizacional do segmento de arquitetura e decoração. O objetivo do trabalho foi verificar a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais no processo de aprendizagem em Gestão Empresarial das micro e pequenas empresas que atuam em Rede. A pesquisa desenvolvida foi de natureza descritiva e dividida em 2 (duas) etapas. Na primeira teve como fontes de evidência entrevistas semiestruturadas com a direção e empresas participantes do Polo. Na segunda etapa foram encaminhados questionários por meio digital aos 68 gestores das empresas associadas ao Polo. O questionário foi respondido por 32 empresas. Assim, concluiu-se que as trocas de informações entre as empresas e demais membros da Rede, oferecem uma pequena contribuição para o processo de aprendizagem dos gestores. Verificou-se, também, que nas áreas de Marketing, Logística e Recursos Humanos as práticas de Gestão são desenvolvidas de forma precária em sua maioria. A área de finanças, no entanto, é a única área em que os gestores afirmaram adotar a maior parte das práticas de forma satisfatória. Notou-se que, os gestores que realizavam a gestão da empresa de forma precária, em sua maioria, aprenderam a realizá-la sozinhos sem apoio de fontes de aprendizado. No sentido oposto, aqueles que adotavam satisfatoriamente as práticas de gestão aprenderam a desenvolver o trabalho em cursos e consultorias. Verificou-se também que as trocas de informações entre as empresas ocorreram em sua maioria em encontros informais e no curso de empreendedorismo realizado pela diretoria do Polo. Esse processo de trocas, no entanto, não era prioridade para a direção da Rede e mesmo para as próprias empresas, o que fez com que a maior parte das informações trocadas fosse superficial e de baixa contribuição para o processo de aprendizagem das empresas. Para trabalhos futuros, sugere-se verificar se a realidade observada neste estudo, onde a troca de informações não é objetivo principal da Rede, ocorre também em outros agrupamentos. Além disso, verificar qual a dinâmica das trocas de informações em uma Rede Organizacional que trabalhe essas trocas de forma prioritária e estruturada.
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