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Navegando por Autor "Celso Maia"

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    COMPETÊNCIAS EM INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: A VISÃO DOS GESTORES DA REGIÃO DO GRANDE ABC
    (2014-09-24) Celso Maia; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Isabel Cristina dos Santos; Almir Martins Vieira; Raquel da Silva Pereira
    Com uma abordagem idealizada para permitir um estudo aprofundado sobre parte da realidade das oportunidades de mercado que envolve os egressos dos cursos de administração, considerando a graduação e as pós-graduações lato sensu e stricto sensu, o objetivo da presente pesquisa, que faz parte do elenco trabalhos do projeto CAPES-ProAdm, ou, Pro - Administração "Os desafios do nsino de inovação e sustentabilidade no Brasil, consiste em explorar com abrangência as associações entre as características profissionais que esses egressos devem apresentar, considerando a visão de gestores da Região do Grande ABC, e o comportamento inovador. Trata se de uma pesquisa exploratório-descritiva, cujos dados tem sua prospecção com a aplicação de um questionário e com a realização de entrevistas junto a gestores locais e assim, para identificar quais são, na expressão desses gestores, as competências necessárias para que o profissional de administração participe efetivamente e com alto desempenho, no processo de inovação de forma direta ou transversal, colocando em prática os atributos que compõem cada eixo das competências, ou Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, apontados como necessários para ambientes inovadores. Esse trabalho evidencia que os gestores, representantes das empresas, entendem a inovação e o processo de inovação como fundamental para a competitividade. No entanto, também evidencia a necessidade de que seja colocada em prática a renovação de outros processos críticos nas empresas, processos que instiguem alterações no modelo de gestão, destacadamente, a mudança comportamental na forma de gestão da inovação, com a adoção de ferramentas de controle, que direcionem o desenho de um modelo adequado para gerenciar uma nova realidade para as empresas, que pede priorização e foco no atendimento dos requerimentos para implementação efetiva dos processos de inovação. Avaliando este contexto, a amostra analisada nessa pesquisa, 8 empresas, de uma população de 73 empresas contatadas, revela que as gestões estão num estágio inicial de práticas e desenvolvimento. As abordagens contidas no referencial teórico evidenciam que para criar vantagens competitivas é necessário rever, senão, adaptar os atuais sistemas das empresas, possibilitando assim, obter benefícios da inovação constante. A análise dos depoimentos e dos questionários ajudam a inferir que há um distanciamento entre conhecimento e prática. Esta inferência resulta da comparação entre o ambiente e as condições oferecidas pelas empresas, para o exercício e desempenho eficiente das competências para a inovação, revelados pelos dados dos questionários aplicados, e o perfil esperado dos profissionais, revelado pelos depoimentos e abordagens durante as entrevistas. As condições e ambiente, resultam de influências de internas, na forma de gestão do processo de inovação exercido pelas empresas pesquisadas, e de influências externas, dos fatores associados à conjuntura econômica e sócio cultural, e da própria base de formação dos profissionais de administração. Os resultados da pesquisa indicam que apesar da clareza dos gestores sobre os elementos e circunstâncias que envolvem os processos e sistemas de inovação, que norteiam as competências para inovar, e de sua relação com a qualificação dos profissionais que atuam nesta área, o perfil que é apresentado pelos gestores respondentes, se distancia significativamente da realidade atual das empresas pesquisadas na região do Grande ABC.
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