Navegando por Autor "Carlos Alexandre Felício Brito"
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Item INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DO TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ(2024-11-22) RAFAEL PERELLI; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Carlos Alexandre Felício Brito; Adriana Barroso de Azevedo; Daniela Karine RamosO avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem promovido profundas transformações no cenário educacional, exigindo que os docentes desenvolvam novas competências para integrar tais tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, muitos professores ainda enfrentam dificuldades para utilizar as TDIC de maneira eficaz, possivelmente devido à falta de formação adequada. Esse estudo teve como foco investigar como os docentes da rede municipal de Santo André compreendem e expressam o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) no exercício de suas práticas educacionais, especialmente no contexto da integração das TDIC. A pesquisa partiu da premissa de que as TDIC são fundamentais para a inovação pedagógica e para a adaptação do ensino e aprendizagem às demandas contemporâneas. No entanto, a formação dos professores e sua capacidade de integrar essas tecnologias de maneira eficiente ainda apresentam possíveis lacunas. O objetivo geral do estudo foi compreender as percepções e práticas dos docentes em relação ao TPACK e às TDIC. Especificamente, buscou-se analisar os saberes e conhecimentos dos professores sobre o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo, identificar as principais dificuldades que enfrentavam no uso das TDIC, bem como construir e validar uma proposta de formação continuada que fosse relevante para as necessidades desses profissionais. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia Design Based Research (DBR), caracterizada pelo desenvolvimento colaborativo entre pesquisadores e participantes. Essa metodologia permitiu a criação de um ambiente formativo que caminhou por ciclos iterativos de desenvolvimento, implementação e análise. O estudo utilizou questionários com perguntas abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), que foram analisados por meio do software IRaMuTeQ. Essa abordagem metodológica possibilitou uma análise detalhada das representações sociais dos docentes em relação ao uso das TDIC. Os resultados revelaram que, embora os docentes reconhecessem a importância das TDIC para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, facilitando o aprendizado dos alunos, ainda havia um uso limitado e superficial dessas tecnologias. As barreiras incluíam tanto a falta de familiaridade com ferramentas digitais quanto uma formação inicial insuficiente, dificultando a integração das TDIC nas práticas pedagógicas. Somado a isso, os professores relataram a necessidade de formações mais práticas e direcionadas, que lhes permitissem não apenas conhecer as tecnologias, mas também utilizá-las de forma intencional e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses resultados, o produto educacional proposto foi uma formação continuada para os professores, desenvolvida em ciclos iterativos que permitiram o aprimoramento progressivo das práticas pedagógicas com o uso das TDIC. Essa formação foi estruturada de modo a promover o desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), proporcionando aos professores um espaço para reflexão, experimentação e aplicação prática das tecnologias no contexto escolar. A validação desse produto foi feita em colaboração com os próprios docentes, garantindo que a formação se adequasse às suas realidades e desafios profissionais.Item O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA PARA O ENSINO DE RACIOCÍNIO CLÍNICO EM NEFROLOGIA.(2022-04-28) RONALDO JOSÉ DE OLIVEIRA CORREIA; Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Celso Machado Junior; Prof. Dr. Robson José de Souza DominguesO desenvolvimento da competência de raciocínio clínico e o ensino de nefrologia são desafios presentes no ensino médico, que podem se beneficiar do uso de metodologias ativas em geral, incluindo o uso de atividades gamificadas. Objetivo: Desenvolver uma atividade gamificada (jogo sério) para o ensino de raciocínio clínico dentro da área de nefrologia. Metodologia: Foi desenvolvido um jogo de cartas, através da metodologia de Design Science Research (DSR), com posterior aplicação a 42 alunos entre o nono e o décimo segundo semestre do curso de medicina. Foi realizada avaliação do jogo desenvolvido, de forma quantitativa, através de um questionário baseado no modelo de avaliação de programas de treinamento de Kirkpatrick; e qualitativa, através de análise de conteúdo automatizada. Resultados: O Conhecimento adquirido durante a aplicação do jogo educacional teve relação positiva (r=0,799) ao ensinar conteúdos sobre a área de nefrologia. As variáveis com maior correlação com a percepção de aquisição de conhecimento foram satisfação e relevância. A atividade foi considerada pelos alunos como de objetivo claro, convidativa e geradora de engajamento. Conclusão: O objetivo desejado foi alcançado contando com o desenvolvimento de uma ferramenta educacional viável para uso cotidiano, no formato de um jogo sério, voltada ao ensino do raciocínio clínico em nefrologia.Item PRECEPTOR DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA: UM PROFISSIONAL (DES)CONHECIDO?(2022-11-04) Cristiana Nunes Carvalho; Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Daniel Leite Portella; Prof.ª Dra. Ivonete Vieira Pereira PeixotoAlterações epidemiológicas, políticas e sociodemográficas alavancam mudanças nos sistemas de saúde de diversas localidades, sendo importante ressignificar o modelo do ensino médico. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014 para o curso de graduação em Medicina surgiram devido às críticas ao modelo tradicional. A inserção dos educandos em cenários de prática, como a Atenção Primária à Saúde (APS), vem sendo utilizada para fomentar a aplicação do conhecimento na prática e a formação reflexiva. Diante desse contexto, é fundamental olhar para o preceptor, um profissional cujo perfil de competência deveria ser composto por desempenhos nas áreas de Atenção, Educação e Gestão em Saúde. Objetivo geral: identificar o perfil dos preceptores da graduação em Medicina que atuam no SUS. Metodologia: A pesquisa possui abordagem mista, com perspectiva filosófica ancorada nas concepções construtivista e pragmática, realizada por meio de uma pesquisa intervencionista com método misto convergente. A análise quantitativa dos dados foi realizada por meio da frequência absoluta e percentual, e a análise qualitativa foi realizada por meio da técnica Análise de Conteúdo Automatizada, com apoio do Software Iramuteq. Além disso, uma revisão integrativa de literatura visando evidenciar o perfil do preceptor atuante em graduação e sua aproximação ao uso das metodologias ativas também foi realizada. Resultados: Analisado que se trata de uma população heterogênea quanto à distribuição por gênero; a maioria é composta de pessoas na faixa etária dos 40 aos 49 anos (50%), médicos (66,8%), com especialização Lato sensu (58,3%). Acerca do aspecto qualitativo, três classes foram identificadas: “Conhecimento e Aprendizado”; “Caso”; e “Compartilhar”. Conclusão: A literatura acumulada ao longo dos 80 anos de preceptoria no Brasil demonstra a evolução do ensino médico, a importância da APS como campo de ensino, a existência do profissional educador em serviço e ferramentas pedagógicas possíveis de utilização durante a preceptoria, porém cada um desses eixos possui desafios próprios. No âmbito desta pesquisa é importante destacar a necessidade da mudança de uma imagem do preceptor ancorada no domínio de conteúdo para um profissional capaz de construir relações horizontais e inserção no território, além de um maior domínio das ferramentas pedagógicas. Sendo assim, é fundamental para seu alcance o investimento na construção de um perfil de competência e de um processo formativo, pois o cuidado também é um ato pedagógico.