Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Brito, Carlos Alexandre Felício"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES QUANTO AO USO DO PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE NO SENAC
    (USCS, 2024-02-28) Moraes, Hugo Martinez; Brito, Carlos Alexandre Felício
    O Projeto Integrador (PI) é uma estratégia pedagógica usada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC São Paulo, que promove a interdisciplinaridade e articula saberes e práticas com as demandas do mercado de trabalho. Ele incentiva o protagonismo dos alunos na aprendizagem e favorece o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras, integrando teoria e prática. Apesar de sua importância na formação técnica em saúde, a implementação do PI enfrenta desafios significativos, como a falta de compreensão dos alunos sobre seu papel e o baixo comprometimento em relação às atividades propostas, assim como a dificuldade dos professores em orientar a condução dos projetos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção dos professores de formação técnica em saúde do SENAC São Paulo sobre o Projeto Integrador (PI), com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, na integração curricular e no aprimoramento das competências técnicas e empreendedoras. Procedimentos teórico-metodológicos: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com base no Construtivismo Social. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 24 professores do SENAC, analisados com o software IRaMuTeQ e utilizando a Análise de Conteúdo Automatizada e o Método de Reinert para a categorização lexical. Principais achados: Os professores reconhecem o valor do Projeto Integrador para o desenvolvimento dos alunos, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento das competências profissionais e empreendedoras. Contudo, foram identificados desafios relacionados à interdisciplinaridade, que ainda é pouco compreendida, e à dificuldade de promover uma maior colaboração entre disciplinas. O pensamento crítico e reflexivo dos alunos, embora incentivado, ainda carece de práticas mais consolidadas, como a autoavaliação. Proposta de um Produto Técnico-Tecnológico: proposta para a criação de uma formação continuada para os docentes, com o objetivo de capacitar os professores a compreender e aplicar a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. A formação divide-se em dois momentos: o primeiro focado nos fundamentos teóricos da interdisciplinaridade e o segundo na aplicação prática, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias ativas. O Projeto Integrador é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências profissionais e empreendedoras dos alunos. No entanto, para maximizar seus impactos, é necessário superar desafios relacionados à interdisciplinaridade e à promoção do pensamento crítico e reflexivo. A formação continuada dos professores pode contribuir para a implementação mais eficaz do Projeto Integrador.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO
    (2024-02-02) de Souza, Maria de Fátima; Brito, Carlos Alexandre Felício
    O Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvendo competências e habilidades: Integrando as TDIC nas práticas pedagógicas
    (2024-11-22) Perelli, Rafael; Brito, Carlos Alexandre Felício
    A formação continuada Desenvolvendo Competências e Habilidades: Integrando as TDIC nas Práticas Pedagógicas é um produto educacional elaborado como parte de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Intitulado Integração das Tecnologias Digitais nas Práticas Pedagógicas: Análise do TPACK na Formação de Professores da Rede Municipal de Santo André, o trabalho buscou atender às necessidades formativas de professores do ensino fundamental.O material justifica-se pela crescente demanda por práticas pedagógicas que integrem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), promovendo o uso crítico e eficiente dessas ferramentas em contextos escolares. Seu principal objetivo é capacitar docentes para compreender e aplicar o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), equilibrando tecnologia, pedagogia e conteúdo de forma intencional.A produção apresenta-se no formato de e-book, utilizando a metodologia Design-Based Research, organizada em quatro módulos teórico-práticos. Esses módulos exploram desde a investigação do contexto docente até a avaliação crítica do processo formativo, proporcionando aos participantes uma formação significativa e colaborativa.Este produto é destinado a professores do ensino fundamental e pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais, incluindo formações presenciais e remotas. O e-book se apresenta como um recurso acessível e prático, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e a melhoria das práticas pedagógicas no uso das TDIC.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais