Navegando por Autor "Brito, Carlos Alexandre Felício"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES QUANTO AO USO DO PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE NO SENAC(USCS, 2024-02-28) Moraes, Hugo Martinez; Brito, Carlos Alexandre FelícioO Projeto Integrador (PI) é uma estratégia pedagógica usada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC São Paulo, que promove a interdisciplinaridade e articula saberes e práticas com as demandas do mercado de trabalho. Ele incentiva o protagonismo dos alunos na aprendizagem e favorece o desenvolvimento de competências técnicas e empreendedoras, integrando teoria e prática. Apesar de sua importância na formação técnica em saúde, a implementação do PI enfrenta desafios significativos, como a falta de compreensão dos alunos sobre seu papel e o baixo comprometimento em relação às atividades propostas, assim como a dificuldade dos professores em orientar a condução dos projetos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção dos professores de formação técnica em saúde do SENAC São Paulo sobre o Projeto Integrador (PI), com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, na integração curricular e no aprimoramento das competências técnicas e empreendedoras. Procedimentos teórico-metodológicos: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com base no Construtivismo Social. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 24 professores do SENAC, analisados com o software IRaMuTeQ e utilizando a Análise de Conteúdo Automatizada e o Método de Reinert para a categorização lexical. Principais achados: Os professores reconhecem o valor do Projeto Integrador para o desenvolvimento dos alunos, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento das competências profissionais e empreendedoras. Contudo, foram identificados desafios relacionados à interdisciplinaridade, que ainda é pouco compreendida, e à dificuldade de promover uma maior colaboração entre disciplinas. O pensamento crítico e reflexivo dos alunos, embora incentivado, ainda carece de práticas mais consolidadas, como a autoavaliação. Proposta de um Produto Técnico-Tecnológico: proposta para a criação de uma formação continuada para os docentes, com o objetivo de capacitar os professores a compreender e aplicar a interdisciplinaridade em suas práticas pedagógicas. A formação divide-se em dois momentos: o primeiro focado nos fundamentos teóricos da interdisciplinaridade e o segundo na aplicação prática, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias ativas. O Projeto Integrador é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências profissionais e empreendedoras dos alunos. No entanto, para maximizar seus impactos, é necessário superar desafios relacionados à interdisciplinaridade e à promoção do pensamento crítico e reflexivo. A formação continuada dos professores pode contribuir para a implementação mais eficaz do Projeto Integrador.Item COOPERAÇÃO EM AÇÃO: UM GUIA DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS ATITUDINAIS NO ENSINO MÉDIO(2024-02-02) de Souza, Maria de Fátima; Brito, Carlos Alexandre FelícioO Produto de Trabalho Técnico (PTT) em questão é um e-book desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, abordando a formação docente e profissionalidade. Demandado externamente, o PTT atende a interesse e necessidade percebidos fora da instituição, sendo classificado como de alto teor inovativo. Fundamentado em fundamentos teóricos e didático-metodológicos, o produto destaca a importância dos conteúdos atitudinais no processo educacional, propondo uma sequência didática com enfoque na cooperação. Voltado para o ensino médio técnico, busca responder à pergunta essencial de "como se deve ser", incentivando a reflexão pós-evento para promover o aprimoramento contínuo e uma cultura de aprendizado coletivo.Item Desenvolvendo competências e habilidades: Integrando as TDIC nas práticas pedagógicas(2024-11-22) Perelli, Rafael; Brito, Carlos Alexandre FelícioA formação continuada Desenvolvendo Competências e Habilidades: Integrando as TDIC nas Práticas Pedagógicas é um produto educacional elaborado como parte de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Intitulado Integração das Tecnologias Digitais nas Práticas Pedagógicas: Análise do TPACK na Formação de Professores da Rede Municipal de Santo André, o trabalho buscou atender às necessidades formativas de professores do ensino fundamental.O material justifica-se pela crescente demanda por práticas pedagógicas que integrem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), promovendo o uso crítico e eficiente dessas ferramentas em contextos escolares. Seu principal objetivo é capacitar docentes para compreender e aplicar o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo), equilibrando tecnologia, pedagogia e conteúdo de forma intencional.A produção apresenta-se no formato de e-book, utilizando a metodologia Design-Based Research, organizada em quatro módulos teórico-práticos. Esses módulos exploram desde a investigação do contexto docente até a avaliação crítica do processo formativo, proporcionando aos participantes uma formação significativa e colaborativa.Este produto é destinado a professores do ensino fundamental e pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais, incluindo formações presenciais e remotas. O e-book se apresenta como um recurso acessível e prático, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e a melhoria das práticas pedagógicas no uso das TDIC.