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Navegando por Autor "Beatriz Maria Braga Lacombe"

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    GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO SUL-MATO-GROSSENSE
    (2014-03-20) Valéria Sun Hwa Mazucato; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Edson Keyso de Miranda Kubo; Eduardo de Camargo Oliva; Beatriz Maria Braga Lacombe
    Esta dissertação consiste em uma pesquisa descritiva que tem como objetivo a caracterização da gestão de pessoas realizada atualmente nas empresas sucroalcooleiras de Mato Grosso do Sul. A combinação entre gestão de pessoas e setor sucroalcooleiro sugere uma vasta gama de temas ainda não estudados detalhadamente pela comunidade acadêmica. A área de gestão de pessoas, cada vez mais estratégica (FISCHER, 1998, 2002; LACOMBE e TONELLI, 2001; ALBUQUERQUE e LEITE, 2009) está diretamente relacionada com o setor sucroalcooleiro e com as questões relacionadas ao seu desenvolvimento e recente modernização (VIAN, 2003; CARREIRA e FRANCO, 2011). Assim, a pergunta problema desta pesquisa é: Como se caracteriza a Gestão de Pessoas nas empresas sucroalcooleiras do estado do Mato Grosso do Sul? Os aspectos metodológicos para a coleta de dados constituem-se em um levantamento de campo, técnica que se caracteriza pela interrogação direta às pessoas inseridas no objeto de estudo (GIL, 2009), neste caso, por meio da aplicação de entrevistas guiadas. Como resultado, esta dissertação traz uma apresentação detalhada das características evidenciadas pelas entrevistas em comparação com as políticas e práticas destacadas na literatura. A descrição parte das próprias funções contempladas pela gestão de pessoas nas empresas, sendo elas relações trabalhistas, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, condições de trabalho e qualidade de vida. Conclui-se ao final da discussão dos resultados, que a gestão de pessoas nas empresas sucroalcooleiras do Mato Grosso do Sul se caracteriza por um estágio intermediário entre as características estratégicas e operacionais de suas atividades, permanecendo envolta por um paradoxo, pois mesmo em busca de vantagens competitivas obtidas pelo melhor aproveitamento das pessoas, suas políticas e práticas ainda parecem estar engessadas e pré-determinadas, sem abertura para questionamentos e sem conseguir transpor os desafios existentes.
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