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Navegando por Autor "Arilda Schmidt Godoy"

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    A GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS COMPANHIAS AÉREAS QUE ATUAM NO BRASIL
    (2012-04-26) Alexandra Martins Benedetti Justo; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Arilda Schmidt Godoy; Edson Keyso de Miranda Kubo
    Esta pesquisa investigou a gestão da diversidade nas companhias aéreas que atuam no Brasil, mediante o objetivo geral que tratou de identificar e analisar como as empresas pesquisadas concebem e aplicam as políticas de gestão de pessoas que tratam da gestão da diversidade cultural. Para o alcance do objetivo geral, foram definidos três objetivos específicos, a saber: identificar e analisar as políticas de gestão de pessoas que contemplam a diversidade cultural nas organizações, por meio dos subsistemas de RH; verificar como ocorre o gerenciamento e o comportamento da organização, com base na caracterização do público, identificado como diverso culturalmente pelos gestores da área de GP e pelos gestores que lidam com a diversidade cultural na organização; e identificar e comparar as empresas pesquisadas, mediante as políticas de GP que tratam da diversidade cultural, no que se refere aos subsistemas de RH, ao gerenciamento e ao comportamento organizacional dessas empresas. As teorias que embasaram a pesquisa se referiram às políticas de gestão de pessoas, aos subsistemas de RH e do comportamento organizacional e ao gerenciamento das políticas da diversidade cultural, incluindo estudos sobre o comportamento organizacional, a diversidade cultural e a gestão da diversidade cultural. Esta pesquisa é de caráter descritiva, sob perspectiva qualitativa, por verificar que esta admite a investigação dos fenômenos sociais, caracterizada como a gestão da diversidade cultural nas organizações, tendo como método o estudo de casos múltiplos, que pesquisou seis companhias aéreas. A coleta de dados ocorreu por meio entrevistas, documentos, registros em arquivos e observação não participante. A análise gerou duas categorias: os subsistemas de RH e as políticas da diversidade cultural; e comportamento organizacional por meio do gerenciamento das políticas de diversidade cultural e suas subcategorias. Como principais resultados, a pesquisa revelou que as políticas que melhor tratam da gestão da diversidade estão associadas ao treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, aos benefícios, aos programas de carreira e sucessão, e à área de recrutamento e seleção. Sobre a gestão da diversidade, considerou-se que tal gerenciamento deve ser feito por um líder que necessita de capacitação para poder trabalhar a inclusão em suas equipes de trabalho, aliada à comunicação que serve de base para que os programas de treinamento e desenvolvimento possam disseminar as políticas de diversidade na organização. Observou-se que o clima organizacional oscila quando da inserção de políticas de diversidade. Pode-se considerar que a avaliação de desempenho é um instrumento que lida indiretamente com a diversidade, pois pondera o comportamento dos colaboradores; no entanto, os gestores estão mais atentos em gerenciar conflitos e observar sobre a necessidade de tomada de decisão, associada às sansões do código de ética ou de conduta, quando constatam que as normas não são cumpridas. Quanto à comparação entre as companhias cujas matrizes se localizam no Brasil, em detrimento às demais, é possível identificar que as nacionais desenvolvem políticas de inclusão, tendo em vista o cumprimento de legislações. E que algumas características da diversidade apresentam resultados diferenciados para o sucesso organizacional.
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    GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA PESQUISADORES QUE ATUAM NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO
    Paschoal Palombino Primo; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Edson Keiso de Miranda Kubo; Arilda Schmidt Godoy
    Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as Políticas de Gestão de Pessoas nas Instituições de Ensino Superior Privadas da região metropolitana da grande São Paulo, para os docentes pesquisadores dos cursos de Administração Stricto Sensu, reconhecidos e recomendados pela CAPES. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as políticas e práticas de gestão de pessoas que estão sendo desenvolvidas por essas instituições para os docentes pesquisadores do Stricto Sensu em Administração e se elas estão alinhadas aos planos de desempenho e órgãos públicos reguladores. Ainda como objetivo específico, analisar se essas políticas e práticas de gestão de pessoas contribuem para a valorização e o desenvolvimento profissional dos pesquisadores dos cursos de Pós-Graduação Stricto-Sensu. Este estudo busca contribuir para um campo pouco estudado da administração das IESPs, tendo em vista, a sua relevância para o desenvolvimento da sociedade em geral e para o conhecimento científico nacional e internacional. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, em que foram pesquisadas oito instituições de Ensino Superior Privadas da região metropolitana da grande São Paulo, tendo como atores os responsáveis pela gestão dos cursos de Administração Stricto Sensu em Administração, os responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos e os docentes pesquisadores, totalizando 30 entrevistas. Com o estudo, verificou-se que as Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas adotadas nas instituições pesquisadas e para os fins a que se pretende o estudo, revelaram-se pouco convincentes à luz das abordagens teóricas referenciadas no presente estudo e que pudessem ser classificadas como estratégicas. No entanto, observaram-se algumas práticas de pessoal que sinalizam como sendo contributivas e diferenciadas das práticas gerais do universo pesquisado para os processos de atração, retenção e desenvolvimento dos docentes pesquisadores, alvo deste trabalho.
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    LIDERANÇA E FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM GESTÃO NA OPINIÃO DOS ALUNOS
    (2007-05-25) Samanta Manzoni Luchini Bigliazzi; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Arilda Schmidt Godoy; Mauro Neves Garcia
    A presente dissertação tem por objetivo identificar a opinião do aluno concluinte diante do aprendizado adquirido com o curso de pós-graduação lato-sensu, em relação às habilidades de liderança. A pesquisa realizada foi de natureza quantitativa, com método exploratório. Como instrumento de pesquisa, foi adotado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1995), juntamente com um questionário de dados demográficos. Utilizou-se uma amostra de 201 respondentes, não probabilística e constituída por conveniência e acessibilidade. Os dados foram tratados através da técnica estatística multivariada de análise fatorial, incluindo também técnicas estatísticas de análise de frequência e variância. Os resultados demonstraram a contribuição dos cursos de pós-graduação lato-sensu para o desenvolvimento da Liderança Transformacional nos alunos, especialmente para aqueles que já ocupam posições de liderança. Os resultados evidenciaram ainda que não existe diferença de opinião, dentro da amostra pesquisada, considerando-se o gênero dos respondentes, o curso escolhido e a universidade na qual ele é ministrado. Diante dessas constatações, destaca-se a relevância dos cursos de pós-graduação lato-sensu para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de liderança.
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