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Navegando por Autor "Andreia Aparecida Alves"

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    ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE DOCUMENTAL
    (2021-03-06) Andreia Aparecida Alves; Profa. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia; Profª. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Profª. Dra. Áurea Eleotério Soares Barroso
    Introdução: A morte é uma situação inerente a todo ser humano e que promove experiências emocionais, distinguindo os seres humanos de objetos. Faz parte do ciclo vital do homem. A forma de pensar na morte e no morrer vem sendo modificada através dos tempos, promovendo alteração no comportamento de como lidar com a vida de um paciente em que não há mais possibilidades de cura. Os cuidados paliativos vêm sendo a resposta para cuidados de pacientes terminais onde não existe mais a viabilidade terapêutica. A equipe de saúde deve ter formação adequada com base nos cuidados paliativos para atender as necessidades de cuidados de tais pacientes. Objetivos: identificar a oferta de disciplinas relacionadas à temática de finitude e cuidados paliativos nas grades curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social, ofertados no Brasil, e propor a elaboração de um manual interdisciplinar de boas práticas de cuidados paliativos, norteador para profissionais de saúde, com enfoque na atuação hospitalar. Método: Foi realizada pesquisa documental, exploratória, descritiva, por meio de análise da grade curricular, plano de disciplina e/ou o projeto político pedagógico em sítios eletrônicos das Instituições de Ensino Superior sediadas no Brasil, públicas ou privadas, que ofertassem curso de graduação em bacharelado de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social. Resultados: Foram avaliados 139 cursos, sendo 30 de Enfermagem (21,6%), 35 de Fisioterapia (25,2%), 46 de Psicologia (33,1%) e 28 de Serviço Social (20,1%), ofertados em 95 instituições de ensino superior, sendo 5 (5,3%) na região Norte do Brasil, 8 (8,4%) na região Centro Oeste, 18 (18,9%) na região Sul, 22 (23,2%) na região Nordeste e 42 (44,2%) na região Sudeste. Com relação à natureza das instituições de ensino, 43,2% dos cursos estão sediados em universidades federais, 46,3% em instituições privadas e 10,5% em universidades estaduais. Observou-se que 95 cursos (71,2%) não ofertavam disciplinas com a abordagem de Cuidados Paliativos, sendo 17 de Enfermagem, 26 de Fisioterapia, 28 de Psicologia e 28 de Serviço Social. Dentre os 40 cursos que ofertavam a disciplina, 13 são de Enfermagem, 9 de Fisioterapia e 18 de Psicologia, sendo que 14 cursos ofertavam a disciplina na modalidade regular obrigatória e 26 como disciplina optativa/eletiva. Considerações Finais: O presente estudo mostrou a escassez da oferta de disciplinas, principalmente na modalidade regular, que abordem especificamente a temática de cuidados paliativos, Tanatologia e finitude. A falta de disciplinas teóricas obrigatórias nas instituições de ensino superior resulta em dificuldades no aprendizado. A oferta da disciplina na modalidade optativa é apenas uma alternativa para complementar essa defasagem, porém, não consegue abranger e gerar interesse sobre o tema para todos os alunos. Tal deficiência na formação do aluno pode gerar repercussões diretas no despreparo do profissional para lidar com a morte de pacientes e de instituir práticas de cuidados paliativos. Como produto, está sendo elaborado um manual intitulado “Guia de Orientações para Profissionais de Saúde no Manejo dos Cuidados Paliativos em Ambiente Hospitalar”.
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