Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Andrade, Maria de Fátima Ramos de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação Infantil e a construção de uma postura investigativa
    (2024-02-08) Pereira, Livia Cristina de Jesus; Andrade, Maria de Fátima Ramos de
    Esse material foi estruturado com o objetivo de contribuir para uma prática docente comprometida, com o desenvolvimento de atividades investigativas na Educação Infantil. É relevante compartilhar o resultado dessa pesquisa no produto, considerando-se que a temática é pouco explorada. Aprender a investigar e argumentar é importante não somente para a vida acadêmica, como já dissemos, mas principalmente para a formação de um sujeito criativo e dinâmico. Ademais, vale ressaltar que a busca de trabalhos anteriores e pesquisas correlatas nos trouxe resultados positivos sobre como o segmento em foco pode ser um espaço propício para a postura investigativa. Ao final do produto, buscamos indicar espaços científicos culturais nos quais o corpo docente pode programar aulas-passeio que realmente serão disparadores de assuntos ou temáticas que despertem a curiosidade da criança.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação docente para a primeira infancia: abordagens práticas e desenvolvimento profissional na creche.
    (2024-12-09) Silva , Aline Rodrigues da; Andrade, Maria de Fátima Ramos de
    Como resultado da pesquisa “Das necessidades formativas aos processos de desenvolvimento profissional docente no contexto da creche”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, temos como proposta apresentar um curso de formação profissional vinculado à educação infantil. O foco da proposta recai sobre a apresentação de algumas estratégias formativas que possam contribuir para a constituição de práticas pedagógicas comprometidas com as crianças.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mãos que Ensinam: Estratégias pedagógicas para incluir Libras na educação infantil
    (2025-08-16) Fodor , Bianca de Oliveira; Andrade, Maria de Fátima Ramos de
    O produto educacional, no formato de E-book, entitulado como Mãos que Ensinam, constitui-se em um material formativo e instrucional, bilíngue (Português, Libras), concebido para subsidiar a prática pedagógica de docentes da Educação Infantil, em contextos inclusivos. A obra apresenta um conjunto de estratégias metodológicas, sugestões de atividades e recursos didáticos interativos, viabilizados por meio de QR Codes e links clicáveis, que permitem o acesso a conteúdos visuais e complementares. Embora direcionado prioritariamente ao público docente, o material apresenta relevância para qualquer indivíduo interessado na compreensão e na aplicação da Libras, em diferentes espaços educativos e socioculturais, contribuindo para a promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos, e para o fortalecimento de práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da educação bilíngue e da acessibilidade comunicacional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pedagogia dos Multiletramentos no contexto da Educação Infantil
    (2025-06-12) Neri, Vanessa Russo Braz; Andrade, Maria de Fátima Ramos de
    O produto educacional, no formato de E-book, denominado "Pedagogia dos Multiletramentos no Contexto da Educação Infantil”, é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos para a Educação Infantil. Ele está organizado da seguinte forma: Na primeira seção – Criança, Infância e Educação Infantil: Alguns pressupostos - discorremos sobre o conceito de criança, infância e educação infantil; Na segunda seção – Pedagogia dos Multiletramentos - apresentamos o conceito da Pedagogia dos multiletramentos; Na terceira seção – Relato de Prática - com base nos estudos de Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004), descrevemos uma experiência, que foi desenvolvida, de modo colaborativo, no contexto da Educação Infantil; Na quarta seção - Algumas sugestões: a Pedagogia dos Multiletramentos no contexto educacional - apresentamos algumas estratégias para a inserção da Pedagogia dos Multiletramentos no contexto da Educação Infantil. Finalizamos o produto com a conclusão e as referências bibliográficas utilizadas no texto.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais