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Navegando por Autor "Ana Cristina de Farial"

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    A GESTÃO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: O CASO DA PREFEITURA DE PRAIA GRANDE
    Marcelo Yoshinori Kameiya; Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Maria do Carmo Romeiro; Ana Cristina de Farial; Cláudia Terezinha Kniess
    O gerenciamento de projetos em prefeituras tem sido apontado como instrumento relevante de planejamento e gestão municipal. Contudo, a quebra de paradigmas de modelos de gestão que remetem à administração de caráter mais inovador nas administrações públicas municipais, ainda parece ser um grande desafio. Nesse sentido, esse estudo buscou atender aos seguintes objetivos: evidenciar as características do ambiente de planejamento e operacionalização das ferramentas básicas de gestão de projetos, a partir da declaração de gestores de projetos; avaliar o padrão de gestão de projeto praticado na Prefeitura de Praia Grande (PPG), segundo o guia de boas práticas; evidenciar os gaps e aderências das características da gestão de projetos em relação ao guia de boas práticas; identificar dificuldades para a gestão de projetos; e identificar fatores que caracterizam projetos de sucesso na PPG, segundo a visão dos gestores. Para isso, foi proposta a realização de estudo de caso na PPG. A coleta empírica de dados foi estruturada em duas etapas. Na primeira, pré-quantitativa exploratória, foram realizadas seis entrevistas semidiretivas com secretários municipais responsáveis por áreas com a presença de gerenciamento de projetos, cujos resultados contribuíram para a elaboração do questionário. Na segunda, de natureza quantitativa, foram aplicados 60 questionários, cujos resultados permitiram evidenciar que, das nove áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos, segundo o guia de boas práticas PMBoK, todas, na média, se encontram no patamar quantitativo de "moderada aderência" em relação à expectativa teórica que fundamenta o guia. Todavia, quando analisam quesitos específicos isoladamente, algumas áreas estão no patamar superior dessa qualificação – em relação ao "escopo", "integração", e "aquisições" -, enquanto outras, no patamar inferior – em relação a "custos", "qualidade", "cronograma", "comunicações", "riscos", e "pessoal (RH)". Assim, parece haver um espaço significativo a ser trabalhado em gerenciamento de projetos sob a nova orientação de gerenciamento público na PPG. Os resultados obtidos são conclusivos somente no âmbito da PPG e orientam hipóteses a serem verificados no âmbito de outras unidades de administração pública municipal.
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