Navegando por Autor "Almir Martins Vieira"
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Item A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A PARTIR DE ACIDENTES E INCIDENTES AÉREOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O SISTEMA DE REGULAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL(2024-12-16) PAULO JOSÉ DESTRO; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Edson Keyso de Miranda Kubo; Sergio Feliciano Crispim; Almir Martins Vieira; Marcelo de Souza BispoEste trabalho tem como tema a Aprendizagem Organizacional no Sistema de Regulação da Aviação Civil a partir da experiência de acidentes e incidentes aéreos. O interesse pelo tema foi despertado pela constatação de que, embora os erros sejam frequentemente apontados como uma fonte de aprendizagem individual, havendo diversas abordagens teóricas e empíricas sobre o assunto, no plano da Aprendizagem Organizacional, o corpo de pesquisa é pouco consolidado quando se relaciona especificamente à regulação da Aviação Civil. Aprender com os acidentes e incidentes aéreos e consubstanciar tais conhecimentos em regras e normas exaradas parece ser uma das atividades mais relevantes para estimular maior segurança nas operações de Aviação Civil. Para tanto, faz-se necessário compreender melhor os mecanismos e potenciais barreiras no contexto da produção desses regulamentos, quando sensibilizado pelas informações sobre acidentes e incidentes aéreos. O lócus da pesquisa foi o Sistema de Regulação e Fiscalização da Aviação Civil, que envolve a Agência Nacional de Aviação Civil, que atua como autoridade reguladora do setor e, portanto, responsável direta pela emissão do conjunto de normas afetas à Segurança Operacional da Aviação Civil e a sua relação com entes regulados e suas representações. Para tanto, desenvolveu-se um modelo integrado de aprendizagem organizacional, concebida como um contexto que permite que os erros possam se tornar conhecimento relevante à regulação da aviação civil. A partir desse modelo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, utilizando-se análise documental e a realização de entrevistas. Esta pesquisa permitiu um entendimento mais profundo dos mecanismos que influenciam a aprendizagem e indiretamente a produção de normas de segurança da aviação, bem como identificou os desafios para contribuir para a prática regulatória alinhada ao aumento do bem-estar na sociedade.Item CLIMA ORGANIZACIONAL: CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DE PEQUENO PORTE(2020-12-18) Dirceu Aparecido Pelizzon; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Edson Keyso de Miranda Kubo; Silvio Minciotti; Eric Cohen; Almir Martins VieiraO ambiente de trabalho nas organizações sejam elas privadas ou públicas, é um tema constante no estudo do comportamento humano. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo exploratório em escritórios de contabilidade de pequeno porte, buscando identificar o seu clima organizacional e a sua influência sobre o comportamento dos empregados. Pesquisas recentes informam que a satisfação dos empregados está relacionada em primeiro lugar, com o desenvolvimento profissional, em segundo lugar com o equilíbrio entre sua vida pessoal e a profissional e em terceiro lugar a remuneração, e sob esse contexto o clima organizacional exerceu um papel relevante. Foram efetuadas entrevistas com empregados assim como com os empregadores. Esta pesquisa de campo foi realizada com base em quatro categorias de análise nos escritórios de contabilidade de Santo André, que foram : a resistência a mudanças, o estresse, liderança e a motivação. O resultado apresentou aspectos favoráveis e desfavoráveis na rotina diária de trabalho. De um lado os empregados frustrados pela falta de perspectivas de crescimento profissional e do outro os empregadores que não vislumbram um futuro promissor para seu negócio.Item COMPETÊNCIAS EM INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR: A VISÃO DOS GESTORES DA REGIÃO DO GRANDE ABC(2014-09-24) Celso Maia; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Isabel Cristina dos Santos; Almir Martins Vieira; Raquel da Silva PereiraCom uma abordagem idealizada para permitir um estudo aprofundado sobre parte da realidade das oportunidades de mercado que envolve os egressos dos cursos de administração, considerando a graduação e as pós-graduações lato sensu e stricto sensu, o objetivo da presente pesquisa, que faz parte do elenco trabalhos do projeto CAPES-ProAdm, ou, Pro - Administração "Os desafios do nsino de inovação e sustentabilidade no Brasil, consiste em explorar com abrangência as associações entre as características profissionais que esses egressos devem apresentar, considerando a visão de gestores da Região do Grande ABC, e o comportamento inovador. Trata se de uma pesquisa exploratório-descritiva, cujos dados tem sua prospecção com a aplicação de um questionário e com a realização de entrevistas junto a gestores locais e assim, para identificar quais são, na expressão desses gestores, as competências necessárias para que o profissional de administração participe efetivamente e com alto desempenho, no processo de inovação de forma direta ou transversal, colocando em prática os atributos que compõem cada eixo das competências, ou Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, apontados como necessários para ambientes inovadores. Esse trabalho evidencia que os gestores, representantes das empresas, entendem a inovação e o processo de inovação como fundamental para a competitividade. No entanto, também evidencia a necessidade de que seja colocada em prática a renovação de outros processos críticos nas empresas, processos que instiguem alterações no modelo de gestão, destacadamente, a mudança comportamental na forma de gestão da inovação, com a adoção de ferramentas de controle, que direcionem o desenho de um modelo adequado para gerenciar uma nova realidade para as empresas, que pede priorização e foco no atendimento dos requerimentos para implementação efetiva dos processos de inovação. Avaliando este contexto, a amostra analisada nessa pesquisa, 8 empresas, de uma população de 73 empresas contatadas, revela que as gestões estão num estágio inicial de práticas e desenvolvimento. As abordagens contidas no referencial teórico evidenciam que para criar vantagens competitivas é necessário rever, senão, adaptar os atuais sistemas das empresas, possibilitando assim, obter benefícios da inovação constante. A análise dos depoimentos e dos questionários ajudam a inferir que há um distanciamento entre conhecimento e prática. Esta inferência resulta da comparação entre o ambiente e as condições oferecidas pelas empresas, para o exercício e desempenho eficiente das competências para a inovação, revelados pelos dados dos questionários aplicados, e o perfil esperado dos profissionais, revelado pelos depoimentos e abordagens durante as entrevistas. As condições e ambiente, resultam de influências de internas, na forma de gestão do processo de inovação exercido pelas empresas pesquisadas, e de influências externas, dos fatores associados à conjuntura econômica e sócio cultural, e da própria base de formação dos profissionais de administração. Os resultados da pesquisa indicam que apesar da clareza dos gestores sobre os elementos e circunstâncias que envolvem os processos e sistemas de inovação, que norteiam as competências para inovar, e de sua relação com a qualificação dos profissionais que atuam nesta área, o perfil que é apresentado pelos gestores respondentes, se distancia significativamente da realidade atual das empresas pesquisadas na região do Grande ABC.Item GESTÃO DO DESEMPENHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DA REGIÃO DO GRANDE ABC(2014-10-24) Edson Brunelli Rodrigues; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Almir Martins Vieira; Milton Carlos FarinaAs organizações têm enfrentado desafios cada vez maiores em decorrência da alta competitividade provocada pelo atual ambiente de negócios globalizado. A gestão do desempenho organizacional, apoiado pelo trabalho das pessoas, torna-se fundamental para que os resultados possam alavancar negócios e garantir sobrevivência empresarial. Dentro desse grupo de pessoas, destacam-se as pessoas com deficiência, as quais têm firmado sua presença no mundo do trabalho, de maneira cada vez mais intensa, em decorrência da conscientização empresarial sobre seu potencial de desempenho no trabalho ou por mera determinação legal imposta através da Lei de Cotas. O objetivo desse estudo foi o de identificar e analisar as práticas de gestão do desempenho adotadas pelas empresas industriais, que estão localizadas na região do Grande ABC, no que tange a pessoas com deficiência e, de forma específica, sobre as adaptações nessas práticas, de gestão do desempenho, considerando a diversidade dessa população. A região do Grande ABC reúne sete municípios do estado de São Paulo e foi escolhida por seu intenso processo de desenvolvimento econômico, sobretudo no segmento industrial. A pesquisa trata-se de um survey onde foi utilizado um método descritivo, para se investigar com precisão o tema, em uma amostra aleatória de empresas que possuem mais de cem empregados e por isso, obrigada por lei, a terem pessoas com deficiência em seu quadro de empregados efetivos. A pesquisa teve caráter perceptivo, uma vez que a coleta de dados foi por nível de concordância dos agentes das empresas, em resposta a um questionário e não por observação direta. Existe a hipótese de que as empresas atribuem relevância ao trabalho das pessoas com deficiência, valorizando aspectos de sua capacidade profissional e, portanto, tornando o ambiente e a gestão de desempenho adaptados para que cada um possa entregar o "seu melhor".Item O DESCARTE DOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE O CEDIR-USP E AS EMPRESAS RECEPTORAS DOS RESÍDUOS ELETRÔNICOS(2015-02-24) Davis Souza Alves; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Raquel da Silva Pereira; Almir Martins VieiraCom o avanço da indústria de eletrônicos ao longo das duas últimas décadas, está cada vez mais visível o crescimento do consumo por computadores, celulares, tablets, impressoras e outros equipamentos eletrônicos pessoais. Entretanto, medidas que visam a reciclagem e o descarte sustentável desses equipamentos não acompanham o mesmo ritmo da indústria de produção. Desse modo, são necessárias iniciativas que garantam uma TI Verde, contribuindo com que a sociedade encontre formas viáveis para que os equipamentos eletrônicos, uma vez obsoletos, possam retornar à indústria por meio de um descarte correto, e assim minimizando o impacto ambiental proveniente dos resíduos eletrônicos. Partindo desse cenário, esta pesquisa baseou-se em estudar o funcionamento do CEDIR – Centro de Descarte e Reuso dos Resíduos de Informática da Universidade de São Paulo – pioneira no Brasil ao tratar os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). Fundamentado nesse propósito e por meio de um estudo de caso descritivo, foram efetuadas entrevistas com as pessoas e empresas envolvidas a fim de possibilitar a descrição das atividades de descarte dos eletrônicos. Como resultado, esta obra apresenta os diagramas das atividades que abrangem o descarte do resíduo eletrônico da Universidade de São Paulo e das empresas receptoras desse tipo de material. Também foi identificada a rede de empresas com as quais o CEDIR-USP se relaciona diretamente. Finalmente, espera-se que esta dissertação contribua como referência para outras universidades e instituições similares que desejam adotar um sistema de descarte de equipamentos de informática.Item O ENSINO DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES PARA OS GESTORES DE CURSO(2013-09-19) Ivaldo Donizeti Franco; Profª. Drª. Raquel da Silva Pereira; Raquel da Silva Pereira; Isabel Cristina dos Santos; Almir Martins VieiraEste trabalho de pesquisa aborda o ensino da inovação nos cursos de Bacharelado em Administração. O objetivo geral é identificar se os programas de ensino dos cursos de Bacharelado em Administração oferecem discussão/formação em inovação e se contribuem para o desenvolvimento regional. A fundamentação teórica traz os autores clássicos para uma revisão dos conceitos mais importantes sobre o assunto. As referências aos modelos de inovação são utilizadas para esclarecer o mecanismo de funcionamento das várias interpretações de cada autor. O status da nação também foi citado como parte da pesquisa que procura esclarecer como o assunto é visto no Brasil, aos olhos do Guide Innovation Index (GII), um importante instituto de pesquisa internacional associado à Fundação Dom Cabral. A abrangência nacional se faz necessária para uma maior compreensão dos diferentes estágios de desenvolvimento da educação em nível superior no que se refere ao ensino de "inovação". Ensinar a importância de ser um administrador inovador é tratado no item 2.2, que procura esclarecer um pouco mais a respeito deste assunto para quem está cursando o nível de graduação em Administração. Recorre-se, além dos principais autores sobre os temas Educação Superior e Inovação, aos Bancos de Dados do e-MEC (2013), INEP (2012) e IBGE (2012), para a realização da pesquisa classificada como exploratória, que utilizou como método a pesquisa documental. Este estudo apresenta resultados por região e os possíveis indicadores do desenvolvimento de cada região envolvida na pesquisa, além de um mapa que mostra o ensino de "inovação" nas diferentes regiões do Brasil.Item PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRASFLÁVIO LEMENHE; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda, Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro (coorientadora); Nonato Assis de Miranda; Maria do Carmo Romeiro; Eduardo de Camargo Oliva; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Almir Martins Vieira; Estéfano Vizconde VerasztoA prática da pesquisa é uma estratégia de ensino-aprendizagem passível de ser adotada por um professor que atua em curso de graduação em Administração. Ensino com pesquisa é uma das denominações para esta estratégia. A presente pesquisa; A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como professores do curso de graduação em Administração utilizam a pesquisa como estratégia de ensino e avaliam a adoção dessa prática para o alcance de objetivos de aprendizagem. Por meio de identificação inicial e de amostragem por bola de neve, 16 professores figuraram no rol de partícipes da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são professores que ministram (ou ministraram) componentes curriculares em curso de graduação em Administração e adotam (ou adotaram) a prática da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio entrevistas realizadas via Google Meet. A análise dos dados foi feita com base na análise temática. O relato das experiências de quatro professores (área específica mercado e marketing) resultou em diferentes formas para a adoção da prática da pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem (não necessariamente culminando na elaboração de artigo científico): resultados de pesquisas para fundamentar conteúdos objeto de estudo, pesquisas como fontes/referências para a realização de atividades, elaboração de pesquisas não-científicas (pesquisa de mercado, diagnóstico organizacional) e, elaboração de pesquisas científicas (artigo científico, projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso).