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Navegando por Autor "Alberto Iszlaji Junior"

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    LYRA E KOLPING: COMUNICAÇÃO E IDENTIDADE DE ASSOCIAÇÕES CULTURAIS GERMÂNICAS NO BAIRRO DE CAMPO BELO (SP)
    Alberto Iszlaji Junior; Profª. Drª. Priscila Ferreira Perazzo; Profª Drª. Priscila Ferreira Perazzo; Profª Drª. Maria Luiza Tucci Carneiro; Prof Dr. Roberto Elísio dos Santos
    Este trabalho tem como tema analisar a comunicação da cultura alemã e sua dinâmica na comunidade germânica em São Paulo. Para estudá-la escolhemos duas associações paulistanas - Sociedade Filarmônica Lyra e Associação Católica Kolping. Buscamos compreender os processos de comunicação e mediação dessa cultura e, para isso, partimos da seguinte pergunta: como se dá o processo comunicativo da cultura germânica mediado pelas atividades promovidas pelas associações culturais organizadas por comunidades da região metropolitana paulista? Como objetivos: entender como as práticas culturais dessas associações mantêm a cultura alemã procurando identificar os meios e as mediações de comunicação da cultura acionados pelas associações culturais alemãs na região metropolitana paulista a partir da memória dessa comunidade. Para atingir esses objetivos, recorremos às memórias dessa comunidade através de Narrativas Orais de História de Vida. Pessoas relacionadas a essas associações foram entrevistadas e narraram suas histórias, as das associações e de outras pessoas com quem conviveram. De caráter interdisciplinar, a pesquisa envolve conceitos como memória, comunidade, pertencimento e identidade. Compreende as transformações comunicacionais da cultura alemã no interior da comunidade germânica, a partir da convivência nas associações, para manter o sentimento de pertencimento, a noção de identidade, as possibilidades de sociabilidade e estar juntos ao longo das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Os aspectos mais relevantes identificados como responsáveis pela manutenção da cultura alemã, mas em transformações, foram: a exigência da língua alemã, a expressão artística (música e dança), o acesso aos meios de comunicação como jornais, boletins e internet, as relações profissionais e a culinária. Esse movimento cultural oscila entre as práticas tradicionais de comunicação e as tentativas de inovar para garantir a própria permanência. Assim, a língua alemã, as práticas cotidianas, a relação com os meios de comunicação formam o conjunto de práticas comunicativas mediadas pela cultura e responsáveis pela construção da identidade e sentimentos de pertencimento à comunidade, em constante transformação.
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