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Navegando por Autor "Adriana de Jesus Arroio Agostini"

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    A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS: APROXIMAÇÕES COM O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
    (2021-02-24) Adriana de Jesus Arroio Agostini; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Joaquim Melro de Jesus
    Muitos são os desafios enfrentados pelos professores na inclusão escolar. A oferta de formação continuada sobre a temática da educação especial e inclusiva, muitas vezes, tem sido apontada como insuficiente e ineficaz, não atendendo às expectativas dos professores por práticas e modelos de atividades que permitam aplicação rápida nos contextos de sala de aula. Isto reforça o discurso de escolas e professores sobre o despreparo para lidar com alunos que não aprendem. Tal problema permeia esta pesquisa, que tem como objeto de estudo o processo de aproximação entre as práticas pedagógicas inclusivas e o Design Universal para Aprendizagem (DUA). Para o desenvolvimento deste estudo, partiu-se da seguinte pergunta investigativa: quais as contribuições do Design Universal para Aprendizagem (DUA) à formação continuada de professores para as práticas da educação especial e inclusiva? O objetivo geral foi analisar como os princípios do DUA podem contribuir para as práticas inclusivas na escola. Definiu-se como objetivos específicos: (1) aproximar os princípios do DUA às práticas pedagógicas inclusivas, (2) promover reflexões coletivas sobre os princípios do DUA a partir das práticas utilizadas para a educação inclusiva, (3) identificar quais os princípios do DUA são fundamentais na composição de uma formação docente que contribua para a construção de práticas de ensino inclusivas e (4) desenvolver um objeto de aprendizagem fundamentado no DUA para apoiar a formação de professores em relação às práticas de ensino inclusivas. Partindo-se dos objetivos apresentados, a pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa, por meio de um método combinado com pesquisa narrativa e pesquisa de desenvolvimento. Os instrumentos de coleta dos dados foram os relatos escritos das experiências docentes sobre as práticas inclusivas e as rodas de conversa que oportunizaram discussão e reflexão sobre as práticas e contribuições dos princípios do DUA junto às professoras participantes da pesquisa. O campo pesquisado foi a rede pública de ensino de Santo André e os sujeitos de pesquisa foram seis professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, tanto na sala de ensino regular quanto no atendimento educacional especializado. A pesquisa fundamentou-se na legislação educacional vigente e nas seguintes categorias teóricas: Educação Inclusiva; Educação Especial; Design Universal para Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente. Como resultados, esta pesquisa narrativa identificou, pelo menos, três pontos fundamentais para a formação continuada dos professores no campo da educação especial e inclusiva: a importância de partir daquilo que é prática cotidiana do professor, valorizando os seus saberes e fazeres; a necessária articulação do novo conhecimento teórico (no caso, o DUA) com a análise e reflexão sobre a prática no contexto da educação inclusiva e especial; a constituição de espaços para diálogo e interação entre pares (professores). Também compõe os resultados desta pesquisa um produto educacional, a saber, um curso de formação docente sobre a abordagem do Design Universal para Aprendizagem (DUA), aplicada à educação especial e inclusiva. Cumpre informar que esta pesquisa está inserida no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
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