Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Adriana Moda Scutari"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ATUAÇÃO DO DIRETOR DE ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ: REFLEXÕES SOBRE A EFICÁCIA ESCOLAR
    (2021-11-06) Adriana Moda Scutari; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Eric Ferdinando Kanai Passone
    Há uma grande discussão, recorrente há décadas, sobre a gestão escolar no Brasil. Essa temática envolve um conceito subjetivo, polissêmico, multidimensional, determinado pelo momento histórico e social que se inter-relaciona com a educação e seus fatores intra e extraescolares. Este estudo visa entender, na percepção dos gestores e professores, o papel do diretor escolar frente ao trabalho pedagógico do professor e quais são suas contribuições para a eficácia escolar. Quanto à sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de cunho qualitativo, com o objetivo exploratório. Para a concretização dos objetivos propostos, utilizou-se do questionário eletrônico para a coleta de dados com diretores (25) e professores (85) do município de Santo André - SP. De posse das informações, os dados foram descritos e analisados com base no referencial teórico que discute o assunto, notadamente, a eficácia escolar. Os resultados mostram uma ligeira concordância (56%) por parte dos diretores acerca de sua responsabilidade quanto ao fracasso escolar. Esse ponto de vista foi ratificado pelos professores, pois 52% desses profissionais atribuem essa responsabilidade aos diretores, mas 48% discordam ou discordam totalmente sobre esse assunto. Ainda sobre o fracasso escolar, a pesquisa mostra que a responsabilidade maior é das famílias, conforme sinalizado pelos diretores (76%) e pelos professores (82%). Outro achado importante é que tanto os professores quanto os diretores consideram que o trabalho do gestor é fundamental para o sucesso escolar mediante um ambiente de trabalho tranquilo e respeitoso (100%), pois um bom clima escolar depende, principalmente, da atuação do diretor de escola. Com base nos resultados, como produto final, foi proposto o desenvolvimento de um plano de formação para os professores e diretores com foco no melhor entendimento sobre a eficácia escolar.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais