Navegando por Autor "Adriana Barroso de Azevedo"
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Item INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DO TPACK NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ(2024-11-22) RAFAEL PERELLI; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Carlos Alexandre Felício Brito; Adriana Barroso de Azevedo; Daniela Karine RamosO avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem promovido profundas transformações no cenário educacional, exigindo que os docentes desenvolvam novas competências para integrar tais tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, muitos professores ainda enfrentam dificuldades para utilizar as TDIC de maneira eficaz, possivelmente devido à falta de formação adequada. Esse estudo teve como foco investigar como os docentes da rede municipal de Santo André compreendem e expressam o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) no exercício de suas práticas educacionais, especialmente no contexto da integração das TDIC. A pesquisa partiu da premissa de que as TDIC são fundamentais para a inovação pedagógica e para a adaptação do ensino e aprendizagem às demandas contemporâneas. No entanto, a formação dos professores e sua capacidade de integrar essas tecnologias de maneira eficiente ainda apresentam possíveis lacunas. O objetivo geral do estudo foi compreender as percepções e práticas dos docentes em relação ao TPACK e às TDIC. Especificamente, buscou-se analisar os saberes e conhecimentos dos professores sobre o domínio tecnológico pedagógico do conteúdo, identificar as principais dificuldades que enfrentavam no uso das TDIC, bem como construir e validar uma proposta de formação continuada que fosse relevante para as necessidades desses profissionais. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia Design Based Research (DBR), caracterizada pelo desenvolvimento colaborativo entre pesquisadores e participantes. Essa metodologia permitiu a criação de um ambiente formativo que caminhou por ciclos iterativos de desenvolvimento, implementação e análise. O estudo utilizou questionários com perguntas abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), que foram analisados por meio do software IRaMuTeQ. Essa abordagem metodológica possibilitou uma análise detalhada das representações sociais dos docentes em relação ao uso das TDIC. Os resultados revelaram que, embora os docentes reconhecessem a importância das TDIC para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem, facilitando o aprendizado dos alunos, ainda havia um uso limitado e superficial dessas tecnologias. As barreiras incluíam tanto a falta de familiaridade com ferramentas digitais quanto uma formação inicial insuficiente, dificultando a integração das TDIC nas práticas pedagógicas. Somado a isso, os professores relataram a necessidade de formações mais práticas e direcionadas, que lhes permitissem não apenas conhecer as tecnologias, mas também utilizá-las de forma intencional e efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses resultados, o produto educacional proposto foi uma formação continuada para os professores, desenvolvida em ciclos iterativos que permitiram o aprimoramento progressivo das práticas pedagógicas com o uso das TDIC. Essa formação foi estruturada de modo a promover o desenvolvimento do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), proporcionando aos professores um espaço para reflexão, experimentação e aplicação prática das tecnologias no contexto escolar. A validação desse produto foi feita em colaboração com os próprios docentes, garantindo que a formação se adequasse às suas realidades e desafios profissionais.