Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Adalberto Ortiz Clemente"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    SALA DE AULA INVERTIDA COM GOOGLE LASSROOM: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE ESCOLAS TÉCNICAS SOBRE ELETRÔNICA ANALÓGICA
    (2020-08-18) Adalberto Ortiz Clemente; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo
    A educação profissional no Brasil tem nas escolas técnicas um de seus principais baluartes, reafirmando continuamente sua pertinência e necessidade, diante do acesso ainda restrito de parte da população ao ensino superior de qualidade, e mesmo porque a proposta da formação profissionalizante de ter o trabalho como princípio educativo supre algumas necessidades da sociedade. Porém, tanto a sociedade como o mundo do trabalho, têm vivido transformações drásticas nessa recente transição do século XX para o XXI, e essas mudanças devem ser acompanhadas pelas modalidades de ensino para a profissão e suas metodologias. Uma dessas metodologias é a Sala de Aula Invertida (SAI), caracterizada como uma maneira de aprendizagem on-line, onde conteúdos, instruções e propostas de pesquisas e tarefas são disponibilizados antes da aula presencial, para que os alunos acessem com antecedência e cheguem à escola com conhecimentos prévios, informações e dúvidas, já mais capacitados para iniciar práticas, resoluções de situações e debates. Para aplicação da SAI, podem ser utilizados Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), compartilhados por meio de plataformas como o Google Classroom e potencializadas com os complementos G Suite. Com base nessa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo levantar as percepções dos alunos de escolas técnicas sobre modalidades estratégicas de ensino, como a metodologia Sala de Aula Invertida (SAI), utilizando o gerenciador Google Classroom e suas ferramentas G Suites para compartilhamento dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). A experiência para verificação das percepções ocorreu junto a duas turmas dadisciplina de Eletrônica Analógica de Escolas Técnicas do Centro Paula Souza. Foram aplicados dois questionários, o primeiro antes do início da aplicação da metodologia SAI, para verificar o nível de conhecimentos prévios, e o segundo no final do semestre, após a aplicação da metodologia, para acompanhamento de como foi a progressão desses alunos. Ao final de todo o processo, um último questionário foi aplicado, com a finalidade específica de colher as percepções dos alunos e atender o objetivo principal desta pesquisa. Concluiu-se que a SAI pode agregar novas competências e habilidades, referentes ao multiletramento, aos discentes, além de promover maior autonomia, proatividade e responsabilidade ao processo individual de estudos, o que influiu diretamente sobre a percepção dos alunos sobre a mesma.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais