Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA >
Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/927

Título: TESE = Governança e Satisfação: um estudo nos APLs Têxtil e de Confecções e Moveleiro do Grande ABC
Autores: BITANTE, Alessandra Preto
DONAIRE, Denis (orientador)
Palavras-chave: APLs
Governança
Fatores da Governança
Data de Emissão: 2-Dez-2016
Resumo: O objetivo principal foi verificar se a Governança exercida nos APLs, por meio dos fatores - Estrutura, Objetivos, Funções, Mecanismos, Agentes e Requisitos - influencia a Satisfação com a Governança e como esta última influencia na indicação de Filiação para participar do arranjo. Para tanto, realizou-se como metodologia de pesquisa, um estudo descritivo de natureza quantitativa junto aos APLs Têxtil e de Confecções e Moveleiro situados no Grande ABC, tendo sido pesquisadas as empresas ativas desses APLs, num total de 86 entrevistas, 40 das quais no APL Têxtil e de Confecções e 46 no APL Moveleiro. De início, o modelo teórico proposto recorreu à Análise Fatorial Exploratória – AFE, a que se seguiu a Modelagem de Equações Estruturais, baseada nos mínimos quadrados parciais – PLS. Resultou dessas operações que os fatores propostos são componentes essenciais da Governança, que a Governança exercida afeta a Satisfação e que a Satisfação com a Governança influencia a Indicação de Filiação ao arranjo. O Net Promoter Score – NPS revelou que as empresas participantes dos APLs pesquisados não estão satisfeitas com a Governança exercida, o que levou os participantes a posicionarem-se muito mais como detratores do que como promotores, apontarem os principais problemas que enfrentam e sugerirem melhorias para que a Governança se desenvolva de forma satisfatória na condução dos objetivos coletivos desses APLs.
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito para a obtenção do título de Doutora em Administração.
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/927
Aparece nas Coleções:Dissertações e Teses - Pós-Graduação em Administração

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TESE_PPGA_ALESSANDRA PRETO BITANTE.pdf3,79 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco