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Título: DJs, remixes e samples: inovação, memória e identidades na linguagem híbrida da música nas mídias
Autores: CARVALHO, Nilton Faria de
SILVA, Herom Vargas (orientador)
Palavras-chave: Música eletrônica
Memória
Identidade
Hibridismo
Inovação
Data de Emissão: 4-Out-2016
Resumo: O tema desta pesquisa versa sobre o uso das técnicas do sampling e do remix como parte dos processos criativos geradores de inovação na música eletrônica que, em determinados casos, trazem características das memórias e identidades musicais dos DJs (disc-jóqueis). Pretende-se compreender os critérios da reutilização de textos na música eletrônica, sobretudo a colagem de sons de diferentes vertentes musicais, no espaço e no tempo, na composição de uma peça híbrida. A investigação visa demonstrar que o hibridismo na linguagem da música construída a partir de samples, ou submetida à remixagem, possui relação com a memória e as identidades musicais do DJ, que captam fluxos sonoros do cenário midiático globalizado. Tais práticas produzem novos sentidos e aspectos comunicacionais na música pop eletrônica. Por meio de uma análise documental qualitativa, embasada nos Estudos Culturais, a presente pesquisa investiga o hibridismo nas produções musicais de quatro DJs: KL Jay (Racionais MC’s), Alfredo Bello (DJ Tudo), Luana Hansen (DJ e MC) e Rodrigo Gorky (Bonde do Rolê e Fatnotronic); artistas cujas subjetividades são percebidas nos sampleamentos e/ou remixagens. Paralelamente à análise qualitativa, a pesquisa parte das entrevistas com os DJs que compõem o corpus, com base em metodologias de Memória e História Oral, para compreender como a memória musical proporciona ao disc-jóquei determinados elementos que articulam hibridismos na linguagem musical (memória que emerge na linguagem) e como essa canção intertextual aciona fragmentos de narrativas de vida dos DJs e assim reforça identidades acumuladas no decorrer de suas trajetórias. O sampler e as técnicas de remixagem oferecem a esses DJs meios de reforçar a diversidade musical nas mídias. Dessa forma, o aspecto fugidio das identidades desses artistas, que opera nas superfícies híbridas de suas canções, subverte padronizações e discursos hegemônicos na cultura midiática.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul para a obtenção do título de Mestre em Comunicação
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/917
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