Repositório Digital da USCS Site da USCS, clique aqui!
 

USCS - Repositório Digital >
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM >
Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/257

Título: A publicidade sob a ótica da hipérbole: o exagero como o argumento retórico
Autores: PINHEIRO, Kelly Cristina Lourenço
ROSSETTI, Regina
Palavras-chave: Comunicação
Retórica
Publicidade
Hipérbole
Persuasão
Data de Emissão: 2012
Fonte: PINHEIRO, Kelly Cristina Lourenço. A publicidade sob a ótica da hipérbole: o exagero como o argumento retórico. 2012. 155f. Dissertação (Mestrado) - USCS, São Caetano do Sul, 2012
Resumo: A publicidade, entre outras coisas, procura quebrar a percepção congelada dos consumidores em consequência do excesso de informações e abordagens feitas pelas mídias. Nessa procura, por inovadores recursos persuasivos, pode-se encontrar a hipérbole – caracterizada pelo exagero em suas diversas formas. O conceito da hipérbole emerge da fundamentação teórica de Aristóteles, Chaïm Perelman e Reboul Olivier e adquire seus contornos baseado nas retóricas clássica e contemporânea, visual e verbal. Circunscrito o objeto de estudo, uma seleção de seis anúncios impressos e premiados em 2010 e 2011 pelo Wave Festival, da Revista Meio & Mensagem, é realizada com a finalidade de exemplificar os tipos de hipérboles utilizadas pela publicidade impressa e a partir de um quadro taxonômico que tipifica a hipérbole. Esse caminho conduz ao principal objetivo do presente estudo, que é o de detectar a figura retórica da hipérbole como fator de contribuição no processo de persuasão na comunicação publicitária. Os principais resultados apontam para a presença constante de pelo menos um tipo de hipérbole visual e verbal nos anúncios que serviram de exemplo, reforçando a tese de que a publicidade é impregnada de exagero na busca do convencimento de seus públicos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
URI: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/257
Aparece nas Coleções:Dissertações - Mestrado Acadêmico em Comunicação

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Dissertação PMC_Kelly Lourenço Pinheiro.pdf2,41 MBAdobe PDFSobre Embargo Ver/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Os documentos disponíveis no Repositório Digital da USCS são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Toda a cautela tem sido tomada no sentido de não violar o direito autoral. Entretanto, caso seja identificado algum arquivo que esteja violando a legislação vigente, informe à gerência do Repositório Institucional, a fim de que a situação seja imediatamente regularizada.

Valid XHTML 1.0! USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul  - Fale conosco