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Título: Benefícios da escuta musical orientada na terceira idade
Autores: MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva
Palavras-chave: Educação musical
Terceira idade
Música e inclusão
Data de Emissão: Set-2010
Publicador: Associação Brasileira de Educação Musical
Fonte: MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva. Benefícios da escuta musical orientada na terceira idade. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 19., 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: Abem, 2010. p. 507 - 515.
Resumo: O presente artigo aborda alguns aspectos do trabalho realizado com idosos no Programa Universidade Sênior, desenvolvido na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, com duração de dois anos e voltado a pessoas da comunidade com idade superior a 50 anos, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. As aulas acontecem duas vezes por semana e os temas enfocam aspectos biológicos, psicológicos e sociais por meio de atividades sócio-educativas e culturais e abrangendo diversas linguagens artísticas. Foram descritas, de maneira breve, as atividades realizadas numa das disciplinas oferecidas, qual seja, Música e Saúde, fundamentadas em Gainza (1988) que afirma que toda atividade musical é projetiva, Barcellos (1999), quando concorda com Austin que afirma que sempre é possível fazer paralelos entre música e texto e Willems (1961) que advoga a idéia de que os três elementos fundamentais da música: ritmo, melodia e harmonia, cujo acesso é fácil na vida diária, permitem-nos estabelecer paralelos com a natureza humana, por serem tributários da vida fisiológica, afetiva e mental. O artigo comenta também sobre algumas facetas da Educação Musical na terceira idade, no que se refere aos tipos de escuta musical por meio de atividades vinculadas à música erudita e popular e sua apreciação. Concluiu-se que a escuta musical e a apreciação orientadas podem ser de suma importância quanto ao processo de autoconhecimento, para que o idoso aprenda a respeitar a si mesmo com suas limitações e as possibilidades que se lhe apresentam de viver em sociedade, ouvindo, conhecendo e fruindo música.
Descrição: Trabalho apresentado no XIX Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical
URI: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2010/Anais_abem_2010.pdf
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/212
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